Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para a possibilidade de um importante episódio de tempo severo no Rio Grande do Sul neste fim de semana. Instabilidade muito forte que atingirá também o Uruguai e o Centro-Norte da Argentina deve trazer chuva muito volumosa e temporais com prováveis transtornos. O sol aparece com nuvens no sábado e faz calor, mas da tarde para a noite ocorrem pancadas de chuva isoladas no Estado típicas de verão e que em setores localizados podem vir com temporal. No Oeste, no final do dia, se formam intensas áreas de instabilidade. O dia que preocupa muito, porém, é o domingo. Frente fria associada a profundo sistema de baixa pressão cruzará pelo Rio Grande do Sul no domingo. É muito alto o potencial de chuva forte a intensa na maioria dos municípios com elevados volumes em intervalos curtos, o que pode trazer alagamentos nas áreas urbanas. Os volumes em algumas cidades podem exceder 100 mm em poucas horas. Há risco de chuva volumosa em Porto Alegre. Devido à chuva forte, as condições de trafegabilidade devem se deteriorar, logo avalie muito viajar domingo.



Além da chuva forte, a MetSul Meteorologia alerta para o alto potencial de temporais com vendavais e granizo. A frente fria estará sendo impulsionada por uma massa de ar frio e alta pressão de forte intensidade para esta época do ano, atípica pela sua força e abrangência no final de dezembro, e que chegará a provocar neve nos Andes. O encontro do ar frio de Sul com o ar quente induzirá uma frente fria muito ativa e intensa. Outro fator que agravará a instabilidade é a atuação de centro de baixa pressão significativo. A pressão atmosférica despenca no sábado e deve cair a valores muito baixos e críticos para instabilidade forte no domingo, podendo chegar a valores entre 996 ou 997 hPa em Porto Alegre e outras cidades gaúchas.



Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Com o forte contraste térmico entre as massas de ar quente sobre o Brasil e frio vindo de Sul, a pressão extremamente baixa e o rápido deslocamento da frente fria, cresce muito o risco de temporais de vento forte (vendavais) com formação de frentes de rajadas e até supercélulas de tempestade. A presença de corrente de jato em baixos níveis poderá criar ambiente favorável mesmo a fenômenos bastante severos e muito localizados de vento capazes de gerar danos estruturais. O tempo melhora na segunda com ar seco e frio que vai garantir tempo excelente e ameno com noites frias em pleno período de Natal.

Anúncios