Anúncios

Daniel Hahn

Cenário meteorológico perigoso é projetado pela MetSul Meteorologia para os estados de Santa Catarina e o Paraná ante a perspectiva de chuva excessivamente volumosa com acumulados localmente extremos. 

A região de maior risco é o Leste do Paraná, como a área litorânea, e o Leste e Nordeste de Santa Catarina. Isso inclui as áreas de Itajaí, Blumenau, Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville e São Francisco do Sul, em Santa Catarina; e Paranaguá, Matinhos e Guaratuba, no Paraná. 


Entre esta terça-feira e o fim de semana deve chover muito nestas áreas com acumulados de precipitação por demais elevados. Modelos chegam a indicar índices de 300 mm a 400 mm muito isoladamente em apenas três dias. É o caso do modelo de alta resolução WRF (mapa). Tal projeção do mapa vai apenas até quinta-feira de manhã, logo os volumes devem ser ainda mais altos porque choverá ainda no decorrer da quinta, sexta e do fim de semana e com pancadas intensas em alguns momentos. 


Sob este cenário meteorológico, problemas e transtornos são inevitáveis. Devem ser esperados alagamentos, inundações, deslizamentos de terra, e a rápida elevação de rios e arroios. O grande perigo está no risco de deslizamentos em razão do excesso de água por muitos dias seguidos, o que pode acabar trazendo grandes escorregamentos de terra e em alto número em áreas de encostas. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Situação parecida, com menos chuva que se prevê para agora, deixou mais de 20 mortos no Nordeste de Santa Catarina no final do ano passado. A população local deve redobrar atenção e ficar atenta aos avisos de emergência de curto prazo das defesas civis.

Anúncios