Anúncios

Daniel Hahn

Cenário meteorológico perigoso é projetado pela MetSul Meteorologia para os estados de Santa Catarina e o Paraná ante a perspectiva de chuva excessivamente volumosa com acumulados localmente extremos. 

A região de maior risco é o Leste do Paraná, como a área litorânea, e o Leste e Nordeste de Santa Catarina. Isso inclui as áreas de Itajaí, Blumenau, Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville e São Francisco do Sul, em Santa Catarina; e Paranaguá, Matinhos e Guaratuba, no Paraná. 


Entre esta terça-feira e o fim de semana deve chover muito nestas áreas com acumulados de precipitação por demais elevados. Modelos chegam a indicar índices de 300 mm a 400 mm muito isoladamente em apenas três dias. É o caso do modelo de alta resolução WRF (mapa). Tal projeção do mapa vai apenas até quinta-feira de manhã, logo os volumes devem ser ainda mais altos porque choverá ainda no decorrer da quinta, sexta e do fim de semana e com pancadas intensas em alguns momentos. 


Sob este cenário meteorológico, problemas e transtornos são inevitáveis. Devem ser esperados alagamentos, inundações, deslizamentos de terra, e a rápida elevação de rios e arroios. O grande perigo está no risco de deslizamentos em razão do excesso de água por muitos dias seguidos, o que pode acabar trazendo grandes escorregamentos de terra e em alto número em áreas de encostas. 

Situação parecida, com menos chuva que se prevê para agora, deixou mais de 20 mortos no Nordeste de Santa Catarina no final do ano passado. A população local deve redobrar atenção e ficar atenta aos avisos de emergência de curto prazo das defesas civis.

Anúncios