Anúncios

O Rio Grande do Sul teve mais um dia de chuva ontem e novamente com raios em parte do Estado. A persistência da chuva elevou ainda mais os volumes deste episódio de precipitação que começou na quarta à noite pelo Oeste.

Até a noite de ontem, um município registrava mais de 200 mm desde quarta-feira: Alegrete (205 mm). Os dados indicavam mais de 100 mm em Uruguaiana (152), Quaraí (123), Rosário do Sul (117), Cachoeira do Sul (114), Lagoa Bonita do Sul (102), Arroio do Tigre (101) e Segredo (101). Muitas cidades do Estado anotavam entre 50 mm e 100 mm. Caçapava do Sul, por exemplo, tinha 98 mm até ontem. Passo Fundo estava com 92 mm, mesmo marca de Horizontina. Na Grande Porto Alegre, algumas cidades somavam 75 mm até o final da sexta. Em Porto Alegre, a zona Norte registrava 65 mm.

Os volumes ainda não são definitivos porque neste sábado o vórtice de centro de baixa pressão vai cruzar pelo Rio Grande do Sul e trazer mais chuva, mais uma vez volumosa em parte do território gaúcho, especialmente na Metade Sul.

Projeção de chuva para hoje do modelo alemão Icon

Projeção de chuva para hoje do modelo WRF

Muitas cidades do Sul vão ter de 50 mm a 100 mm só hoje e em algumas os acumulados podem passar de 100 mm com alagamentos. Mesmo que os modelos não indiquem, acreditemos em chuva forte e volumes possivelmente altos em pontos do Leste gaúcho como s região de Porto Alegre e o Litoral.

Amanhã, o eixo deste sistema de baixa avança para o mar e o tempo melhora no Estado, mas em parte do domingo pode ter chuva no Leste gaúcho.

Anúncios