Anúncios

Fernando Oliveira

A MetSul Meteorologia alerta que uma forte a intensa onda de calor atingirá o Estado. O período de temperatura muito acima da média será muito prolongado. A temperatura começa sua escalada neste fim de semana com forte aquecimento especialmente no Rio Grande no Sul principalmente a partir do domingo, quando os locais mais quentes terão marcas de até 36ºC a 38ºC.

No decorrer da próxima semana, a temperatura máxima vai variar de um dia para outro, com alguns dias mais ou menos quentes, mas todos devem ter máximas elevadas a muito altas. Em alguns dias da semana que vem, as máximas no Estado tendem a ficar perto de 40ºC ou mesmo atingindo essa marca.

Não será onda de calor tão intensa como a da última semana de dezembro, mas as máximas indicadas para alguns dias podem se aproximar ou mesmo baterem marcas históricas pro mês de março em alguns municípios.

O intenso calor associado ao tempo seco significará agravamento da estiagem no Rio Grande do Sul com estresse ainda maior para as plantas no campo e o aumento da demanda de água nos municípios, alguns já sofrendo com escassez e com abastecimento por caminhões pipa.

O predomínio do tempo seco com a temperatura em valores muito altos ainda trará um risco acentuado de incêndios em vegetação, como já se destacou ontem aqui em metsul.com, com risco até extremo de fogo em algumas regiões gaúchas.

 

Anúncios