A chegada de uma frente fria nesta sexta (16) ao Rio Grande do Sul com ar muito quente na dianteira do sistema frontal trouxe episódios localizados de chuva forte a intensa temporais.

Chuva intensa em curto período causou alagamentos na tarde desta sexta-feira em Novo Hamburgo após horas de intenso calor | JULIANO PIASENTIN/GRUPO EDITORIAL SINOS
Os vales e área metropolitana, onde a temperatura estava mais alta com até 36ºC, foram as regiões mais atingidas com episódios de chuva intensa localizada que provocaram alagamentos.
Santa Cruz do Sul registrou chuva intensa com altos volumes em curto período, que trouxe alagamentos. O acumulado em pontos da cidade do Vale do Rio Pardo até o fim da tarde era de 115 mm. Perto de Santa Cruz, a chuva foi intensa também na cidade de Venâncio Aires e igualmente houve alagamentos. Até às 18h tinham caído 85 mm.
Na área metropolitana, a chuva até o fim da tarde somava quase 50 mm em Lomba Grande, área rural de Novo Hamburgo. Na área urbana, a chuva forte causou pontos de alagamentos na cidade do Vale do Sinos.
Frente semi-estacionária neste sábado (17) e a chegada de uma segunda frente fria no domingo (18) trazem risco de chuva de novos episódios isolados de chuva forte e de temporais no estado, mas serão ocorrências localizadas e pontuais.
O Rio Grande do Sul terá maior presença de nuvens neste sábado, embora o sol apareça na maioria das localidades. Frente semi-estacionária no Sul do Brasil interage com o ar tropical quente e úmido, favorecendo instabilidade.
Pancadas de chuva atingem diversos pontos do estado da tarde para a noite, principalmente a Metade Norte. Alerta-se que a chuva isoladamente pode ser forte a intensa com altos volumes em curto período, não se descartando alguns poucos temporais localizados.
A temperatura não sobe tanto quanto nestes últimos dias, mas a umidade alta segue proporcionando abafamento. As maiores máximas ocorrem na Fronteira Oeste e no Noroeste, com marcas de 30ºC a 33ºC.
Uma segunda frente fria, impulsionada por uma massa de ar frio de maior intensidade e que vai trazer um refresco no começo da semana, chega ao Rio Grande do Sul ao longo do domingo.
O sol chega a aparecer com nuvens em muitas cidades, mas no decorrer do dia chove na maioria das cidades gaúchas. Isoladamente, a chuva pode ser forte e com risco de temporais isolados. Já chove entre a madrugada e de manhã em alguns pontos, no entanto a instabilidade mais forte e mais ampla ocorre da tarde para a noite.
