Anúncios

Suzana Weber

MetSul Meteorologia reforça o alerta para o alto risco de temporais, alguns provavelmente de forte intensidade a severos, neste domingo no Rio Grande do Sul. Uma massa de ar quente cobre o Estado e traz muito calor hoje, alimentando a instabilidade associada ao avanço de uma frente fria. 

Os volumes de chuva hoje e segunda devem ser baixos em muitas localidades gaúchas, mas haverá precipitações isoladamente fortes a torrenciais. Em grande número de cidades a virada do tempo deve ocorrer com vento e baixos volumes de precipitação. Os mapas mostram a projeção de chuva entre hoje e segunda, conforme os modelos WRF e o alemão Icon.

Fortes áreas de instabilidade atuarão desde cedo neste domingo no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, a chuva vai avançar para as demais regiões. Como o sol aparecerá nestas regiões que começarão o domingo sem chuva, estará muito quente e isso é um fator agravante para tempo severo localizado. 

O risco de temporais neste domingo será muito alto e em diversas regiões. Pode cair granizo isolado, mas a maior preocupação é com a possibilidade de vendavais, alguns localmente fortes a intensos, capazes de trazer danos com rajadas acima de 100 km/h. A MetSul não descarta que se forme uma frente de rajada, fenômeno que traz fortes vendavais, na tarde e noite do domingo. 

O mapa acima mostra a probabilidade de raios neste domingo com maior incidência no Oeste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul. Na segunda, o tempo segue instável ainda em parte do Estado.

 

Anúncios