Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para vento forte a muito forte neste fim de semana entre os litorais de Santa Catarina e do estado do Rio de Janeiro, atingindo as costas ainda do Paraná e de São Paulo.

O vento forte a muito forte será consequência da atuação de uma área de baixa pressão na costa do Sul do Brasil e do avanço de uma frente fria com uma forte massa de ar frio para esta época do ano em sua retaguarda.

As rajadas devem ficar, em média, entre 60 km/h e 80 km/h, entretanto em alguns locais o vento deve ser mais forte com risco de rajadas mesmo perto e ao redor dos 100 km/h.

No Rio Grande do Sul, o vento se intensifica no decorrer do dia pela atuação da área de baixa pressão com rajadas de 40 km/h a 70 km/h na maior parte das cidades. Rajadas mais fortes entre a área metropolitana e o Litoral Norte na segunda metade do dia.

Em Santa Catarina, o vento também aumenta muito no Leste do estado da tarde para a noite de hoje com rajadas de 50 km/h a 70 km/h e acima de 80 km/h em pontos da costa. Modelos numéricos indicam a possibilidade de ventar muito forte na segunda metade do dia na região da Grande Florianópolis com rajadas entre 80 km/h e 100 km/h.

METSUL

Na sequência, o campo de vento forte a muito forte vai se desloca para Norte e atinge ainda neste sábado na segunda metade do dia os litorais do Paraná e Sul de São Paulo a Baixada Santista com rajadas, em média, de 50 km/h a 70 km/h e localmente de 80 km/h a 100 km/h.

METSUL

Com a circulação da baixa pressão, o vento forte vai se deslocar para Nordeste e afetar o Litoral Norte de São Paulo no final deste sábado ou na primeiras horas do domingo, atingindo ainda durante o domingo os litorais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo com rajadas de 40 km/h a 60 km/h e isoladamente superiores de 60 km/h a 80 km/h.

METSUL

As duas regiões que consideramos de maior risco de transtornos para o vento forte são o litoral catarinense neste sábado, especialmente a Grande Florianópolis e parte do Litoral Norte, e o litoral de São Paulo entre o fim do dia e o começo do domingo.

No caso do Sudeste, o vento deve soprar moderado a forte mesmo em áreas distantes da costa em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais durante o domingo com o ingresso de uma massa de ar frio.

O vento muito forte no oceano deve trazer forte agitação marítima com risco de ressaca do mar nos litorais do Sul e do Sudeste, especialmente entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro. As ondas podem atingir até 3 a 4 metros em alguns pontos com perigo de maré de tempestade e danos na orla.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios