Anúncios

Éder Wiedenhoft/Arquivo

A MetSul Meteorologia possui vários alertas meteorológicos para a semana. O primeiro é de chuva forte e risco de temporais hoje e amanhã. Um centro de baixa pressão avança para o Estado nesta segunda-feira e instabilizará o tempo. 

A baixa pressão vai formar nuvens carregadas com chuva forte e potencial de temporais isolados, sobretudo de granizo, nos dois dias. Os volumes serão elevados em parte do Estado, sobretudo na Metade Norte, perto ou acima de 100 mm em diversas cidades, com marcas de 150 a 200 mm, isoladamente superiores. 

O mapa traz a projeção de chuva do modelo WRF até 9h de quarta. Vê-se que em pontos da Metade Norte pode chover tanto quanto 150 a 200 mm. 

No deslocamento da frente fria por Santa Catarina e o Paraná na terça-feira haverá chuva localmente forte e temporais isoladamente fortes a severos, não se afastando até o risco de atividade tornádica pela presença de uma corrente de jato em baixos níveis na região no momento da chegada do sistema frontal. 

O segundo alerta é de vento. A baixa pressão irá dar origem a um ciclone extratropical junto à costa gaúcha entre amanhã e a quarta. À medida que se forma vai induzir uma corrente de jato em baixos níveis com vento Norte quente e seco forte a intenso no Norte gaúcho, Santa Catarina, Paraná e São Paulo amanhã. 

O vento ciclônico de Oeste começa a se intensificar no Rio Grande do Sul amanhã e na quarta, com o ciclone já formado, será forte em diversas regiões gaúchas, muito intenso e com rajadas perto e acima de 100 km/h no Sul e no Leste, o que deve trazer danos e falta de luz.

O Sul, todo o litoral, a Lagoa dos Patos e seu entorno, e a área de Porto Alegre serão as mais atingidos pelo vento intenso. Há dados indicando vento de até 120 km/h no litoral. O vento pode ser muito intenso ainda nos Campos de Cima da Serra e no Sul e no Leste de Santa Catarina. 

Já o terceiro alerta é de ressaca. A grande proximidade do ciclone da costa e o vento intenso vão trazer ressaca do mar que pode ser significativa. 

O quarto alerta é de frio. Forte massa de ar polar ingressa na quarta. Há modelos sugerindo neve na área de Ausentes e no Planalto Sul Catarinense na quarta, mas não é uma alta probabilidade. 

O vento forte trará sensação térmica muito baixa na quarta. A segunda metade da semana será muito fria com mínimas negativas e geada em grande número dos municípios.