Anúncios

Anderson Fontoura/Arquivo

A MetSul Meteorologia alerta que fortes a intensas áreas de tempestades vão se formar neste sábado primeiramente no Oeste gaúcho na sequência sobre a província argentina de Corrientes, deslocando-se pelo Rio Grande do Sul. 

Adverte-se que as nuvens muito carregadas virão com potencial de tempo severo que pode causar transtornos. A MetSul antecipa chuva localmente forte a intensa com volumes muito altos em curto período, capazes de gerar alagamentos, em municípios do Oeste, Noroeste e Norte gaúcho neste sábado. Há risco alto ainda de temporais isolados, alguns de forte intensidade, nestas regiões com chance de vendavais e granizo de variado tamanho em pontos localizados.  


Ao se deslocar para Leste, pelo território gaúcho, principalmente entre a tarde deste sábado e o começo da madrugada do domingo, a instabilidade encontrará ar muito quente e gerará novos temporais de chuva forte a torrencial isolada com risco de temporais de vento e granizo com muitos raios. Porto Alegre e região estão na área de risco entre a segunda metade deste sábado e o começo do domingo, e o forte calor será um agravante para o risco de temporal.

O mapa abaixo traz a projeção de chuva até 21h do domingo do modelo WRF da MetSul, disponível ao assinante na seção de mapas, em que se observa a tendência de chuva muito volumosa em pontos de diversas regiões, mas, em particular, na Metade Norte. 

Haverá municípios com mais de 100 mm e, de acordo com o modelo, alguns locais muito isoladamente podem ter 150 mm ou mais. 

No domingo e no começo da segunda, novas fortes áreas de instabilidade com chuva localmente intensa e tempestades podem atuar no Rio Grande do Sul com chuva forte e tempestades, sobretudo na Metade Norte gaúcha.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios