Chuva com volumes altos e localmente excessivos é esperada em parte do Rio Grande do Sul até a metade da semana. O período de cinco dias de instabilidade vai favorecer os elevados acumulados de precipitação em algumas regiões do território gaúcho, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia.
Neste sábado, a chuva agora no começo da manhã se concentra inicialmente na fronteira com a Argentina, no Noroeste gaúcho e em pontos do Norte do estado. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens e a nebulosidade aumenta com a chuva chegando até o fim do dia na maior parte das cidades gaúchas. Em pontos mais ao Sul e perto da costa, o sábado deve terminar sem chuva com a instabilidade se iniciando no começo do domingo.
O tempo segue instável no Rio Grande do Sul neste domingo. Chove na maior parte das regiões no começo do dia. Ao longo do domingo, muitas nuvens permanecem sobre o estado e diferentes pontos devem ter períodos ainda de chuva e garoa. Isoladamente, há risco de chuva forte com trovoadas e ocasional granizo muito isolado. Apesar do tempo instável, em algumas áreas do estado devem ocorrer momentos de melhoria com chance de aberturas.
Na segunda-feira, o tempo continua instável no Rio Grande do Sul. Muitas nuvens vão seguir sobre o estado e chove no decorrer do dia na maioria das regiões gaúchas. Chove principalmente em pontos do Oeste, Centro e o Sul gaúcho. Mais ao Noroeste e ao Nort do estado, a chance de chover é menor e qualquer instabilidade tende a ser mais isolada.
Na terça-feira, o sol aparece com nuvens, vento Norte e elevação da temperatura em parte do Rio Grande do Sul, especialmente durante a manhã e o começo da tarde. No Oeste e no Sul, no entanto, uma frente fria traz chuva já de manhã para o Oeste e o Sul gaúcho. No decorrer da terça, o sistema frontal avança e leva chuva até o fim do dia para todas as regiões gaúchas. Há risco de chuva forte e temporais isolados no deslocamento da frente fria pelo Rio Grande do Sul.
Na quarta, último dia de instabilidade, o dia começa com chuva na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, exceção de pontos mais a Oeste. De manhã, ainda chove em vários pontos do Norte, Nordeste e o Leste gaúcho. Com o passar das horas, o avanço de ar frio e seco melhora o tempo na maior parte do território gaúcho, mas no Sul e perto da costa ainda haverá mais nuvens com períodos de chuva.
Justamente esta sequência de dias de instabilidade vai determinar que os acumulados de chuva sejam altos em parte do Rio Grande do Sul até a metade da semana. Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva para cinco dias dos modelos do Centro Europeu (ECMWF), alemão (Icon), canadense (CMC) e britânico (UKMET).

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL
Como se observa nos mapas, muitas áreas do Rio Grande do Sul devem ter na soma dos cinco dias chuva perto e acima dos 50 mm, mas em diversos pontos a precipitação do período deve passar dos 100 mm, ou seja, virtualmente a média de chuva histórica de maio inteiro.
Há um consenso entre os modelos de que os mais altos volumes de chuva devem se dar no Oeste do Rio Grande do Sul com acumulados de 100 mm a 200 mm. Como mostram os mapas, alguns modelos chegam a projetar volumes tão altos no período como 200 mm a 250 mm e isoladamente superiores.
Sob este cenário, a MetSul Meteorologia alerta para um alto risco de inundações e de alagamentos em setores do Centro para o Oeste do Rio Grande do Sul, principalmente no Oeste, com risco ainda de cheias de rios e córregos que podem transbordar. Esta mesma área sofreu mais cedo neste mês com volumes excessivos de chuva que em alguns municípios ficaram entre 200 mm e 275 mm.
Como consultar os mapas
Todos os mapas deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial e os mais recentes de inteligência artificial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.