Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que uma massa de ar polar de forte intensidade para o fim do inverno ingressa no Centro-Sul do Brasil neste fim de semana, trazendo acentuado declínio da temperatura. No Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, a queda da temperatura já será sentida neste sábado (19) enquanto no Paraná, no Sudeste e no Centro-Oeste o resfriamento será percebido mais entre domingo (20) e a segunda-feira (21).

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as madrugadas mais frias neste episódio de frio serão as do domingo, segunda-feira e a terça com possibilidade de marcas negativas nos dois estados, especialmente na segunda e na terça. A temperatura pode cair a -2ºC nos Campos de Cima da Serra e a -4ºC ou -5ºC no Planalto Sul Catarinense.

Na Grande Porto Alegre, mínimas ao redor de 7ºC no amanhecer do domingo, entre 3ºC e 5ºC no começo da segunda-feira e ao redor de 4ºC e 5ºC na terça. Na Campanha e na região de fronteira com o Uruguai, marcas perto de 0ºC no domingo e na segunda. Na área de Pelotas, no Sul gaúcho, os termômetros devem indicar entre 2ºC e 4ºC na maioria dos locais nas madrugadas de domingo a terça.

No Oeste, na região de Uruguaiana, pode fazer 4ºC ou 5ºC na madrugada mais fria na cidade, na segunda. Em Santa Maria, as mínimas devem ficar em torno de 4ºC ou 5ºC, mas com marcas menores nas áreas rurais do Centro do Estado. Na região de Passo Fundo, 2ºC a 3ºC devem ser as mínimas, porém em baixadas devem ser esperadas marcas ao redor de 0ºC ou negativas, especialmente na segunda-feira. No Noroeste, em baixadas, marcas de 0ºC a 2ºC.

Com estes valores de mínimas, haverá formação de geada em diversas regiões gaúchas e até em pontos da Grande Porto Alegre. A geada será predominantemente fraca, contudo em áreas de baixadas, especialmente de locais de maior altitude, será moderada a forte. Como setembro já está na sua segunda quinzena, trata-se de um episódio tardio de geada, o que a MetSul alertava por meses a seus assinantes poderia ocorrer neste fim de inverno e no começo da primavera. E geada nesta época do ano traz um alto risco de prejuízo na agricultura com danos, por exemplo, para o trigo e a fruticultura. Os mapas abaixo mostram a projeção de geada do modelo canadense para domingo, segunda e a terça-feira. Os mapas de geada deste e outros modelos estão disponíveis ao assinante na seção de mapas com atualizações periódicas.

O ar frio vai ingressar com vento, como é comum em massas de ar polar, especialmente de maior intensidade ou tardias. Vento que será moderado no sábado com rajadas em alguns momentos. Em Santa Catarina e no Paraná, no Leste dois estados, assim como em pontos do Sudeste do Brasil, especialmente em áreas costeiras, o ar frio igualmente chegará com rajadas. Há risco de vento muito forte em pontos dos litorais de Santa Catarina e do Paraná. O mar ficará agitado e com risco de ressaca. No Centro-Oeste, a chegada do ar mais frio com vento pode provocar tempestades de areia.

Como já é primavera climática, episódios de frio têm curta duração e logo aquece. Outra consequência é que o frio mais intenso se limita ao período noturno e o começo da manhã. As tardes serão amenas a muito agradáveis no período. No Sudeste do Brasil, as máximas se elevarão pouco e serão baixas com o tempo instável por um sistema frontal.

Anúncios