Temporais de verão passageiros na tarde deste sábado provocaram chuva forte a intensa com alagamentos em Porto Alegre, cidades da região metropolitana e dos vales depois de horas de muito calor e abafamento.

Alagamentos tomaram conta de Venâncio Aires na tarde deste sábado durante temporal com chuva superior a 70 mm em menos de uma hora | ARQUIVO PESSOAL/FOLHA DO MATE
Vários pontos destas regiões tiveram chuva torrencial com altos acumulados em curto período, o que favoreceu os alagamentos e as inundações repentinas observadas em diversas localidades.
O temporal que se abateu sobre a cidade de Campo Bom, no Vale do Sinos, deixou 58 mm de chuva em menos de uma hora. Em Gravataí, também em menos de uma hora, a precipitação somou 57 mm. Em Alvorada, o temporal provocou 43 mm de chuva em breve período.
São volumes que equivalem à praticamente metade da média histórica de chuva de todo o mês em cidades da região metropolitana e cujo sistema de drenagem urbana é incapaz de absorver pelo acumulado expressivo em curto intervalo.
Em Porto Alegre, a chuva também foi muito forte com acumulado na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Jardim Botânico de 37 mm apenas entre 16h e 17hh. A média histórica de chuva de fevereiro inteiro na capital é de 110,8 mm, pela série 1991-2020.
Moradores de Porto Alegre relataram nas redes sociais que pontos isolados dos seus bairros ficaram sem energia elétrica pelo temporal. A maior rajada de vento observada na cidade foi de 69 km/h no aeroporto e na maior parte da cidade não houve vento forte.
Um dos municípios que mais teve chuva foi Venâncio Aires. A cidade conta com várias estações meteorológicas, nas área urbana e rural. Quase todas registraram chuva entre 70 mm e 75 mm em apenas uma hora.
O jornal Folha do Mate informou que várias ruas da área central da cidade foram tomadas pela enxurrada. Vídeos publicados em redes sociais mostravam bueiros jorrando água como se fosse chafarizes em bairros do município.
Conforme a publicação, os alagamentos fizeram com que as águas invadissem algumas casas durante o temporal em Venâncio Aires. O hospital São Sebastião Mártir informou que devido ao temporal enfrentava problemas e somente casos de urgência estavam sendo atendidos.
Por que os temporais?
Os temporais foram consequência da combinação de calor e umidade por uma massa de ar de origem tropical quente e úmida muito instável que tomou conta do Rio Grande do Sul neste sábado, favorecendo a formação de nuvens carregadas.
Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera. A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não raro muitíssimo isolados.
AGORA | Animação das imagens de satélite entre 13h e 16h mostra a formação de grande área de instabilidade que causou chuva intensa nos vales e na Grande Porto Alegre com alagamentos. Outras áreas de instabilidade com muita chuva se formaram em outros pontos no interior. pic.twitter.com/QulrkY4IC7
— MetSul.com (@metsul) February 15, 2025
Antes da chuva e dos temporais, estava muito quente. A temperatura máxima em Campo Bom chegou a 36,3ºC. Às 14h, a temperatura instantânea na estação era de 35,9ºC com umidade relativa do ar de 44%, o que trazia um índice de calor (sensação) de 40ºC.
Veja vídeos dos alagamentos
Veja a seguir vídeos mostrando os alagamentos recebidos pela MetSul Meteorologia durante e após os temporais em cidades dos vales e da região metropolitana.
TEMPO | Temporal com chuva muito intensa de 75 mm em menos uma hora alagou a cidade de Venâncio Aires (RS). 📷 Redes sociais pic.twitter.com/4ODCljCjqc
— MetSul.com (@metsul) February 15, 2025
TEMPO | Temporal com chuva intensa causa alagamentos em Campo Bom, Vale do Sinos, na tarde deste sábado. 📷 @_RodrigoSilva78 pic.twitter.com/Df46Op33aA
— MetSul.com (@metsul) February 15, 2025
TEMPO | Chuva forte provoca alagamentos em Cachoeirinha. 📷 @mauriciok87 pic.twitter.com/MBzFP68FIM
— MetSul.com (@metsul) February 15, 2025
TEMPO | Temporal em Novo Hamburgo provoca pontos de alagamentos. 📷 Fernando Klein pic.twitter.com/eSvWruhMoJ
— MetSul.com (@metsul) February 15, 2025
TEMPO | Chuva forte provoca alagamentos em Alvorada, outra cidade da Grande Porto Alegre atingida pelo temporal. Assim ficou a Avenida Getúlio Vargas nesta tarde de sábado (15). 📷 @GabTeoAlves pic.twitter.com/AWnlyf14Ur
— MetSul.com (@metsul) February 15, 2025
Vem mais chuva forte e temporais?
Sim, a resposta é afirmativa. O sol chega a aparecer com nuvens neste domingo em parte do estado, mas a atmosfera vai estar muito instável no Rio Grande do Sul. Chove em todas as regiões gaúchas e já de manhã em diversas localidades.
A instabilidade maior ocorre da tarde para a noite. A MetSul alerta para o alto risco de chuva localmente forte a intensa com alagamentos e de temporais isolados em que o maior perigo são ocorrências localizadas de vendavais, alguns potencialmente fortes e com danos.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.