Anúncios

Modelos climáticos indicam que setembro seguiria o padrão de chuva irregular no Rio Grande do Sul e no Sul do Brasil com grande variabilidade regional na distribuição das precipitações. O que isso significa? Que dentro de um mesmo estado haverá regiões com chuva acima e abaixo da média. É muito difícil precisar a distribuição geográfica destas áreas, mas a maior probabilidade de chuva acima da média, conforme os modelos, ainda se mantém sobre o Oeste e o Sul gaúcho. Mais para o Norte se acentua a irregularidade da chuva. Episódios pontuais de chuva, entretanto, podem determinar precipitações com maiores volumes localizados. A primeira quinzena teria um grande número de dias de tempo seco e a chuva aumentaria durante a segunda metade do mês.

Setembro deverá ser outro mês com temperatura acima da média na parte meridional do país com alguns dias de calor, inclusive intenso. Modelos numéricos são uníssonos neste indicativo de temperatura superior à média e de baixo número de jornadas de frio. Logo, vai fazer frio, mas não serão muitos dias. E os modelos de 30 dias não apontam nenhuma incursão de ar polar mais intensa que pudesse trazer geada forte generalizada. Já fizemos o alerta e a ressalva em outro boletim que devido ao forte resfriamento do Pacífico Leste não se pode afastar um evento de frio mais forte tardio que os modelos hoje não captam, afinal o resfriamento desta área do Pacífico tende a trazer frio tardio. Ocorre que as águas começaram a se resfriar apenas nos últimos 15 a 30 dias e o impacto acaba sendo menor no final do inverno.



Projeções de anomalia de chuva e temperatura para setembro dos modelos americanos CFS e GFDL indicam chuva irregular no Sul do Brasil e temperatura acima da média

Os indicativos hoje dos modelos climáticos analisados pela MetSul sinalizam para o mês de outubro um aumento da chuva na região Sul do Brasil com acumulados próximos ou acima da média na maioria das áreas. Como a tendência ainda será de temperatura acima da média, aumenta a perspectiva de temporais.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios