Anúncios

A MetSul destacou aqui ontem que havia uma boa e uma má notícia da estiagem. A boa notícia se cumpriu com chuva em todas as regiões gaúchas, mas a má igualmente porque não teve volumes satisfatórios em diversas localidades.

Uma estiagem não acaba em um dia, mas as precipitações de ontem em grande número de municípios gaúchos representaram um estupendo alívio. Muitas cidades tiveram entre 50 mm e 100 mm com acumulados até de 100 mm a 150 mm isoladamente, especialmente no Centro do Estado. Santa Maria, em parte da cidade, acumulou mais de 100 mm com alagamentos. Em Quaraí, fronteira com o Uruguai, ruas viraram rios. Tapes também teve alagamentos.

Para que a situação retome a normalidade é preciso que a chuva não só se torne mais regular, mas venha com volumes razoáveis. Na próxima semana, entre os dias 15 e 16, projeta-se frente fria que deve trazer chuva generalizada.

A grande questão é a distribuição regular da precipitação. Em qualquer época, volumes variam muito de ponto pra outro. No verão, em que a chuva é predominantemente convectiva (associada a calor e umidade) ela se torna ainda mais irregular.

Terminamos a semana melhor que começamos, mas ainda precisamos de mais chuva para suprir o déficit hídrico acumulado.

 

Anúncios