Chuvas intensas na capital chinesa, Pequim, deixaram 30 mortos e levaram as autoridades a evacuar 80 mil pessoas, informou a mídia estatal nesta terça-feira. Fortes tempestades atingiram várias áreas do norte da China nesta semana, incluindo a capital e as províncias de Hebei, Jilin e Shandong.

ADEK BERRY/AFP/METSUL
“A mais recente rodada de chuvas intensas deixou 30 mortos em Pequim até a meia-noite de segunda-feira”, informou a agência estatal Xinhua, citando o centro municipal de controle de enchentes da cidade.
Mais de 80 mil pessoas foram evacuadas somente na capital chinesa, afirmou o veículo estatal local Beijing Daily nas redes sociais. O jornal acrescentou que “chuvas extremas e contínuas causaram grandes desastres”.
O maior número de mortos foi registrado em Miyun, um distrito suburbano ao nordeste do centro da cidade, segundo a publicação. Também foram gravemente afetados os distritos de Huairou, no norte de Pequim, e Fangshan, no sudoeste, segundo a mídia estatal.
Dezenas de estradas foram fechadas e mais de 130 vilarejos ficaram sem energia elétrica, informou o Beijing Daily. “Por favor, fiquem atentos às previsões e alertas meteorológicos e não se dirijam a áreas de risco a menos que seja necessário”, alertou o jornal.
O presidente chinês Xi Jinping pediu na noite de segunda-feira que as autoridades se preparem para cenários extremos e acelerem a realocação de moradores de áreas ameaçadas por inundações.
Na província de Hebei, que circunda a capital, um deslizamento de terra em uma vila próxima à cidade de Chengde matou quatro pessoas, e outras oito continuam desaparecidas, informou a emissora estatal CCTV na segunda-feira.
Desastres naturais são comuns na China, especialmente no verão, quando algumas regiões enfrentam chuvas intensas enquanto outras sofrem com calor extremo.
A China é o maior emissor mundial de gases de efeito estufa, que segundo cientistas impulsionam as mudanças climáticas e tornam os eventos climáticos extremos mais frequentes e intensos.
Mas o país também é uma potência em energias renováveis e tem como meta tornar sua enorme economia neutra em carbono até 2060.
Enchentes repentinas na província oriental de Shandong mataram duas pessoas e deixaram 10 desaparecidas neste mês. Um deslizamento de terra em uma rodovia na província de Sichuan também matou cinco pessoas neste mês, após arrastar vários carros montanha abaixo.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.