O tempo começou a mudar neste sábado com chuva em diversas regiões gaúchas, mas a MetSul Meteorologia alerta que a chuva deve se intensificar muito neste domingo no Rio Grande do Sul.

Domingo deve ter muita chuva em Porto Alegre e outras cidades | MAURO SCHAEFER/CORREIO DO POVO
Isso porque um centro de baixa pressão começará a ingressar no estado pelo Oeste, a partir do Nordeste da Argentina, o que vai reforçar a instabilidade sobre o território gaúcho e começar a organizar uma frente fria.
Os acumulados de chuva até o momento no estado não são altos, como esperado, e na rede do Instituto Nacional de Meteorologia atingiam até o final da tarde deste sábado marcas inferiores a 20 mm na maioria das localidades com estações.
Choveu na rede oficial até às 18h deste sábado 20,2 mm em Caçapava do Sul; 18,4 em Dom Pedrito; 18,2 mm em São Gabriel; 13,0 mm em Bagé; 10,2 mm em Santa Maria; 9,6 mm em Canguçu; 8,2 mm em Rio Pardo; 7,2 mm em Quaraí; e 7,0 mm em Encruzilhada do Sul. Na demais estações, ou não havia chovido ainda ou os acumulados
A chuva prossegue nesta noite de sábado na maioria das regiões gaúchas e atinge Porto Alegre e região metropolitana. Na maioria dos locais com instabilidade, a precipitação tende a ser fraca a ocasionalmente moderada, com exceção de pontos isolados que podem ter chuva forte.
Neste domingo, entretanto, a chuva ganha força no Rio Grande do Sul. Chove em todas as localidades gaúchas no decorrer do dia com precipitação generalizada e em diversos pontos as precipitações por vezes serão moderadas a fortes.
Somente neste domingo, em especial do Centro para o Leste do estado, os acumulados de chuva podem atingir 50 mm a 75 mm em vários municípios e pontos isolados podem ter marcas superiores. Ou seja, apenas neste domingo haverá cidades que terão a metade da média de chuva do mês de julho inteiro ou mais.
Porto Alegre e região metropolitana estão entre as áreas que terão um domingo muito chuvoso. Os volumes podem ser altos para apenas um dia, podendo ficar entre 30 mm e 50 mm com marcas superiores em alguns pontos, mas ainda haverá instabilidade na segunda-feira que elevará os totais de chuva deste episódio na região.

Projeção de chuva do modelo Icon para este domingo | METSUL
Reiteramos que não é chuva para causar cheias de rios maiores e que possa trazer grande preocupação, mas advertimos que há risco de alagamentos em algumas cidades e que cursos d´água menores como arroios ou córregos podem extravasar em alguns pontos.
A MetSul Meteorologia entende que a possibilidade de tempo severo é também baixa neste episódio de instabilidade com o maior risco sendo chuva. Mesmo assim não se pode afastar a ocorrência de um temporal ou outro, mas qualquer episódio tende a ser muito localizado. Isoladamente, há possibilidade de queda de granizo.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.