Anúncios

A Turquia registrou nA sexta-feira (25) a temperatura mais alta de sua história. O termômetro atingiu 50,5°C no distrito de Silopi, na província de Şırnak, no Sudeste do país, superando o recorde anterior de 49,1°C, registrado em 2021 em Cizre.

Um homem lava a cabeça com uma mangueira de jardim para se refrescar em um parque enquanto as temperaturas chegam a 42°C em Izmir. O calor extremo deixou os espaços públicos praticamente desertos. | BERKAN CETIN/ANADOLU/AFP/METSUL

A onda de calor extremo que atinge o país há dias tem causado preocupação generalizada. O Ministério da Agricultura emitiu um alerta oficial informando que a temperatura pode subir mais nos próximos dias em algumas regiões, agravando ainda mais a situação.

Com o calor escaldante, incêndios florestais se espalharam por várias áreas do país. As chamas já atingem cidades e regiões turísticas, forçando a evacuação de visitantes e moradores em locais ameaçados. Em muitas áreas próximas a florestas, estradas foram interditadas como medida de segurança.

A fumaça visível no céu e a proximidade do fogo com áreas povoadas têm gerado preocupação entre a população. A situação é considerada crítica e está sendo combatida com o uso de helicópteros e equipamentos especializados.

Especialistas alertam que o fenômeno está diretamente ligado às mudanças climáticas globais. Engenheiros e ecologistas reforçam que os padrões de calor extremo e secas intensas se tornam cada vez mais comuns e perigosos.

O famoso meteorologista turco Orhan Şen classificou a onda de calor como um “desastre silencioso”. Ele pediu à população de cidades como Ancara, Izmir e Antália que evite sair de casa, especialmente entre segunda e quarta-feira, quando o pico da onda de calor é esperado.

Şen recomendou que as atividades ao ar livre sejam feitas apenas até este sábado. A partir de segunda, as temperaturas devem atingir 42°C a 43°C nessas regiões, com umidade alta e ventos quentes do tipo föhn, o que aumenta ainda mais a sensação térmica.

A previsão indica a chegada de uma segunda onda de calor africano e do Golfo Pérsico, conhecida localmente como Eyyam-ı Bahur, fenômeno que costuma trazer temperaturas opressivas e pouca circulação de ar.

O governo recomendou o aumento da ingestão de líquidos, o uso de roupas leves e a evitação de exposição direta ao sol. Em regiões costeiras, o banho de mar deve ser feito apenas antes das 10h ou depois das 18h.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.