Anúncios

A chuva no Brasil nos próximos dez dias terá como destaque os volumes mais altos entre o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo com volumes acima da climatologia desta época do ano, quando já ocorre a transição para a temporada seca.

Mapa de chuva para dez dias no Brasil

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para dez dias do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que está disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.

A Região Norte ainda está no período chuvoso do ano, que se denomina de inverno amazônico, o período do calendário em que há uma maior concentração das chuvas que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano.

Com o inverno amazônico, há aumento das precipitações e chove muito em vários pontos do Norte do país. Onde mais deve chover no Norte do Brasil durante os próximos dez dias será no Norte do Amazonas, Roraima e no Amapá, muito devido à influência da chamada Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que traz instabilidade ao redor da linha do equador com volumes altos a muito altos de precipitação.

Na Região Nordeste, a chuva é irregular e com baixos volumes na maior parte das áreas. A exceção fica por conta da faixa costeira, da Bahia ao Maranhão, onde deve chover com maiores volumes e isoladamente até altos.

Anúncios

No Centro-Oeste, por sua vez, choverá em grande parte da região no período de dez dias, mas no Mato Grosso e em Goiás as precipitações tendem a ser mais irregulares e com menores volumes. Chove mais no Mato Grosso do Sul, inclusive com acumulados altos que podem passar de 100 mm no Sul do estado.

Na Região Sudeste, da mesma forma, deve chover no período em quase toda a região. Os maiores volumes, até altos para esta época do ano, devem ocorrer em parte do Oeste, Sul e o Leste de São Paulo. No restante do Sudeste, os volumes devem ser baixos.

No Sul do Brasil, um contraste. O Paraná deve ter muita chuva com acumulados de 100 mm a 150 mm em várias localidades na soma de dez dias. Mais ao Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, chove muito menos sob uma alta frequência de massas de ar frio. Em alguns pontos mais ao Sul e ao Oeste, pode sequer chover.