Anúncios

A chuva no Brasil nos próximos dez dias terá acumulados acima da média da época do ano em grande parte do país com cenário de precipitação que mais recorda a temporada chuvosa de verão do que abril.

Mapa mostra chuva no Brasil nos próximos dez dias

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para dez dias do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que está disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.

Leia tambémVeja onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana

A Região Norte ainda no período chuvoso do ano, que se denomina de inverno amazônico, o período do calendário em que há uma maior concentração das chuvas que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano.

Com o inverno amazônico, há aumento das precipitações e chove muito em vários pontos do Norte do país. Onde mais deve chover no Norte do Brasil durante os próximos dez dias será no Amazonas, Pará, Roraima e no Amapá, embora volumes altos também ocorram em outros estados da região. O Amapá e Roraima ainda sofrem a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que traz instabilidade ao redor da linha do equador.

Na Região Nordeste, grande parte da região deve ter aumento da chuva e até com volumes localmente altos a muito altos. Os maiores volumes ocorrem mais ao Norte da região e pode chover muito na faixa costeira de Pernambuco ao Maranhão.

No Centro-Oeste, chove com volumes acima da média de abril na soma dos próximos dez dias em grande parte da região. Os volumes devem variar bastante de um ponto para o outro, mas devem ser localmente elevados.

Leia tambémBrasil deve se preparar para extremos de frio e calor nas próximas semanas

Na Região Sudeste, da mesma forma, os acumulados de precipitação devem ser mais altos que o normal para abril com os maiores volumes previstos para São Paulo, Rio de Janeiro e em Minas Gerais no Triângulo Mineiro e no Sul do estado.

No Sul do Brasil, a precipitação será bastante irregular e com grande variabilidade de volumes nos próximos dez dias. Haverá pontos isolados com chuva mais volumosa no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.