Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, com base em modelos numéricos, a chuva mais volumosa vai se concentrar em áreas do Norte do país, mas com destaque para a Região Sul que terá aumento da precipitação.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso a muitos mapas de chuva).
Na Região Norte, onde transcorre o inverno amazônico com a temporada chuvosa na região, os maiores volumes devem se dar no Amazonas, Pará, Rondônia e Acre ao passo que no restante da região os volumes devem variar muito com acumulados altos isolados. No Amapá, a chuva será forte e localmente volumosa por influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Na Região Nordeste, onde mais deve chover será no estado do Maranhão. Na maior parte da região, a chuva é irregular. Pode chover forte em pontos dos litorais da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.
No Centro-Oeste, chove muito em áreas do Mato Grosso do Sul com volumes localmente excessivos. Volumes localmente altos ocorrem também em Goiás. No Mato Grosso do Sul, a chuva é mais irregular.
Já na Região Sudeste, a chuva será frequente na primeira metade da semana, mas com a desorganização da Zona de Convergência do Atlântico Sul as precipitações tendem a se tornar mais localizadas e irregulares, o que levará a uma grande variabilidade local de volumes nesta semana nos estados da região com acumulados altos em alguns pontos e baixos em outros.
No Sul do Brasil, a precipitação aumenta bastante e se tornará mais frequente com maior aporte de ar tropical quente e úmido da Amazônia. Os volumes devem ser mais altos no Rio Grande do Sul e no Leste de Santa Catarina e do Paraná com acumulado até altos em alguns pontos, especialmente na ocorrência de temporais de verão.
