Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, com base em modelos numéricos, a chuva mais volumosa vai se concentrar em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Norte enquanto mais ao Sul do país vai chover muito pouco

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso a muitos mapas de chuva).
Na Região Norte, onde transcorre o inverno amazônico com a temporada chuvosa na região, os maiores volumes devem se dar no Amazonas e Sul do Pará e Acre ao passo que no restante da região os volumes devem variar muito com acumulados altos isolados. No Amapá, a chuva será forte no Leste do estado por influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Na Região Nordeste, onde mais deve chover será nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Oeste da Bahia, mas com grande variabilidade local de volumes. Pode chover forte em pontos isolados na costa.
No Centro-Oeste, chove muito em algumas áreas do Mato Grosso do Sul com volumes localmente excessivos por um centro de baixa pressão atmosférica. Volumes localmente altos ocorrem também no Mato Grosso. Em Goiás, maior variabilidade de volumes.
O cenário de chuva para a semana na Região Sudeste indica chuva frequente, contudo com grande variabilidade local de volumes pelos temporais isolados de verão. Volumes altos em vários pontos do Rio de Janeiro e de forma localizada em São Paulo e em Minas Gerais.
No Sul do Brasil, a precipitação será escassa no Rio Grande do Sul e algumas áreas do estado sequer devem ter precipitação na semana. Onde mais chove é no Paraná com os maiores volumes no Leste do estado. Pontos do Nordeste catarinense também podem ter acumulados localmente altos.
