Anúncios

A chuva no Brasil nos próximos dez dias será abundante em grande parte do país e com alto risco de excessos de precipitação principalmente entre o Centro-Oeste e o Sudeste devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para dez dias do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que está disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.

A Região Norte está no período chuvoso do ano, que se denomina de inverno amazônico, o período do calendário em que há uma maior concentração das chuvas que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano.

Com o inverno amazônico, há aumento das precipitações e chove muito em vários pontos do Norte do país. Onde mais deve chover no Norte do Brasil durante os próximos dez dias será no Amazonas, Pará, Rondônia e Acre, além do Norte do Amapá,

Na Região Nordeste, grande parte da região deve ter chuva irregular, mas a chuva tende a aumentar no Oeste da Bahia, Maranhã, Piauí e Ceará com volumes menores em outros estado, onde haverá pontos com precipitação escassa.

No Centro-Oeste, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) trará muita chuva em parte do Mato Grosso e, especialmente, em Goiás com volumes localmente excessivos. No Mato Grosso do Sul, a chuva será pouca e irregular na maioria das cidades.

Na Região Sudeste, a tendência é que os estados de Minas Gerais, o Espírito Santo e grande parte do Rio de Janeiro concentrem os maiores volumes e que devem ser altos. Os acumulados de precipitação tendem a ser particularmente excessivos em Minas e no território capixaba

Em São Paulo, devido ao eixo do canal de umidade da ZCAS estar posicionado mais ao Norte, chove muito menos na maioria dos pontos, exceção de locais da costa que recebem o fluxo de umidade de uma massa de ar frio no oceano.

No Sul do Brasil, a precipitação será escassa ou pouca na maior parte da região por efeito de uma massa de ar frio e o desvio da umidade da Amazônia que estará sendo canalizada para o Centro do país com o episódio da ZCAS. Onde mais chove é em áreas perto da costa, especialmente nos litorais catarinense e paranaense.

Anúncios