A chuva no Brasil nos próximos dez dias será abundante em grande parte do país e com alto risco de excessos de precipitação na Região Sudeste, em particular entre Minas Gerais e o Espírito Santo.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para dez dias do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que está disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.
A Região Norte está no período chuvoso do ano, que se denomina de inverno amazônico, o período do calendário em que há uma maior concentração das chuvas que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano.
Com o inverno amazônico, há aumento das precipitações e chove muito em vários pontos do Norte do país. Onde mais deve chover no Norte do Brasil durante os próximos dez dias será no Amazonas, Pará, Rondônia e o Sul de Tocantins, além do Norte do Amapá.
Na Região Nordeste, grande parte da região deve ter chuva irregular, mas a chuva tende a aumentar nos estados da Bahia, Maranhão e Piauí com volumes menores em outros estado, onde haverá pontos com precipitação escassa.
No Centro-Oeste, a tendência para dez dias indica os maiores acumulados de chuva no Mato Grosso e em Goiás. No Mato Grosso do Sul, a chuva deve ser muito mais irregular, embora isoladamente forte,
Na Região Sudeste, os próximos dez dias devem ter volumes expressivos e até excessivos do Centro para o Norte de Minas Gerais e o Espírito Santo. O risco se estende ao Norte do Rio de Janeiro, na região dos Lagos. Em São Paulo, os volumes serão menores, embora chova localmente forte com temporais de verão.
Finalmente, na Região Sul, a tendência é de chover nos três estados neste período de dez dias, mas com variabilidade grande nos volumes e acumulados baixos na maior parte das cidades. Chove mais no litoral do Paraná e no Nordeste catarinense.
