Anúncios

Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, com base em modelos numéricos, a chuva mais volumosa vai se concentrar numa faixa entre o Norte e o Sudeste do Brasil com um canal de umidade que se organiza a partir de um fraco episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso a muitos mapas de chuva).

Na Região Norte, onde já é inverno amazônico com a temporada chuvosa na região, os maiores volumes devem se dar no Amazonas, Centro-Sul do Paraná e Acre, mas em Roraima e no Amapá as precipitações serão escassas.

Na Região Nordeste, a chuva será escassa em muitas áreas da região. Onde mais deve chover será no Oeste e no Sul da Bahia assim como no Sul do Maranhão e do Piauí. No Sul baiano, por efeito da ZCAS, a chuva pode ser excessiva.

No Centro-Oeste, a semana terá chuva nos três estados com acumulados isoladamente altos. Os maiores volumes são esperados no Mato Grosso e em Goiás. No Mato Grosso do Sul, a chuva deve ser mais irregular.

Na Região Sudeste, como efeito da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a chuva terá maiores volumes do Centro para o Norte de Minas Gerais e no Espírito Santo com risco de acumulados localmente excessivos, em particular no Espírito Santo. Pontos do Leste paulista e do Rio de Janeiro podem ter chuva localmente volumosa de natureza orográfica com o fluxo de umidade que vem do ar frio no oceano.

No Sul do Brasil, deve chover nos três estados da região na segunda metade da semana, quando retorna o ar tropical quente e úmido depois de um começo de semana em que o tempo firma predomina sob influência de uma massa de ar frio de alta pressão atmosférica.

Anúncios