Parte do Rio Grande do Sul experimentou calor extremo nesta segunda-feira e numa área do estado que não costuma ter as maiores temperaturas e que habitualmente, pela posição geográfica, tem calor mais ameno.

Rio Grande do Sul teve um sábado de muito calor e as altas temperaturas vão prosseguir neste domingo em quase todo o estado | FERNANDO OLIVEIRA
As maiores máximas hoje no território gaúcho foram de 39,4ºC em Santa Vitória do Palmar; 39,1ºC em Jaguarão; 38,6ºC em Itaqui; 38,4ºC em Pelotas; 37,9ºC em Cerrito; 36,9ºC em São Paulo das Missões; 36,7ºC no Chuí; 36,3ºC em Uruguaiana; 35,8ºC em Herval, Tupanciretã e Rio Grande; 35,7ºC em Santa Cruz do Sul e Vale do Sol; 35,6ºC em Maçambará; 35,2ºC em Arroio Grande; e 35,1ºC em Pedro Osório.
É muito pouco comum que o Chuí e Santa Vitória do Palmar figurem no topo dos locais mais quentes do Rio Grande do Sul por estarem no extremo Sul, perto das lagoas e ainda muito próximas do oceano, o que faz com que sofram menos com calor intenso no verão que outras áreas do estado.
Na Grande Porto Alegre, os termômetros apontaram máximas neste sábado de 34,5ºC em Campo Bom; 34,2ºC em São Leopoldo e Sapucaia do Sul; 33,8ºC em Novo Hamburgo; 33,1ºC em Porto Alegre (Jardim Botânico); e 32,8ºC em Cachoeirinha.
O calor prossegue neste domingo e será mais um dia muito quente no Rio Grande do Sul. Máximas à tarde ao redor e acima de 35ºC no Oeste, Noroeste, Centro, Campanha, Vales, Porto Alegre e Região Metropolitana. Em alguns pontos, novamente, marcas perto de 40ºC. O extremo Sul gaúcho outra vez enfrentará calor muito intenso.
O sol aparece com nuvens em todo o estado neste domingo. Com o forte aquecimento, nuvens carregadas isoladas se formam e podem trazer chuva de verão em pouquíssimos pontos do estado da tarde para a noite, sobretudo na Serra, não se afastando algum temporal isoladíssimo.
