Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, com base em modelos numéricos, a chuva deve ser mais volumosa nesta semana numa gfaixa entre a Região Norte e o Centro do Brasil.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso a muitos mapas de chuva).
Na Região Norte, os estados com mais chuva na semana devem ser o Amazonas, o Sul do Pará, Rondônia e Roraima. No restante da região, haverá uma grande variabilidade de volumes, embora possa chover forte com acumulados isolados altos.
Na Região Nordeste, a chuva será escassa na maior parte das áreas entre Alagoas e o Ceará. Deve chover mais é no estado da Bahia, inclusive com volumes localmente altos e que devem passar de 100 mm, especialmente no Sul do estado.
No Centro-Oeste, a semana terá chuva nos três estados, mas haverá uma variabilidade enorme de volumes de ponto para outro, uma vez que a instabilidade será convectiva por ar quente e úmido que provoca pancadas isoladas e temporais localizados. Deve chover mais no Norte do Mato Grosso e no Norte de Goiás.
Na Região Sudeste, onde mais vai chover será no Norte de Minas Gerais. Pode chover com altos volumes ainda em setores do Sul paulista. Efeito de um ciclone que vai se formar na costa. Isoladamente, no interior paulista e mineiro podem ocorrer volumes elevados por temporais.
No Sul do Brasil, deve chover mais nesta semana no extremo Nordeste catarinense e no litoral paranaense como consequência do ciclone que vai se formar na costa paulista. No restante da região, exceto por pontos isolados, os volumes de chuva tendem a ser entre escassos e baixos.
