Anúncios

Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, com base em modelos numéricos, a chuva deve ser mais volumosa nesta semana entre o Norte e o Centro-Oeste do Brasil.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso a muitos mapas de chuva).

Na Região Norte, os estados com mais chuva na semana devem ser o Amazonas, Acre e Rondônia. No restante da região, em particular no Tocantins e parte do Pará, a chuva deve ser mais irregular. Onde menos deve chover é no Amapá.

Na Região Nordeste, a chuva será escassa na maior parte das áreas e em várias sequer deve chover nesta semana, especialmente na área do Agreste Nordestino. Pode chover mais, ainda assim sem altos volumes no Maranhão e na Bahia. A exceção fica para a área de Salvador que pode ter chuva por vezes forte.

No Centro-Oeste, a semana terá chuva nos três estados, mas os maiores volumes devem se dar em parte do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Isoladamente, os acumulados de chuva vão ser altos por temporais com marcas na semana acima de 100 mm.

Na Região Sudeste, a semana não deve ter muita chuva e em algumas áreas de Minas Gerais pode sequer chover. Os maiores acumulados devem se dar no estado de São Paulo, entretanto as precipitações devem ser irregulares e na maioria das cidades deve chover pouco.

No Sul do Brasil, deve chover em toda a região nesta semana, mas na maior parte das cidades os volumes devem ser baixos. Os maiores acumulados de precipitação tendem a ocorrer no Paraná. A chuva retorna para a região no meio da semana e tende a ser bastante irregular na distribuição.

Anúncios