Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, com base em modelos numéricos, a chuva deve ser mais volumosa nesta semana entre o Norte, o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul do Brasil, mas os maiores acumulados devem se dar no Rio Grande do Sul por um ciclone que vai se formar no final da semana.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso a muitos mapas de chuva).
Na Região Norte, os estados com mais chuva na semana devem ser o Amazonas, Acre e Rondônia assim como o Sul do Pará. No restante da região, em particular no Tocantins e parte do Pará, a chuva deve ser mais irregular.
Na Região Nordeste, a chuva será escassa na maior parte das áreas e em várias sequer deve chover nesta semana, especialmente na área do Agreste Nordestino. Pode chover mais, ainda assim sem altos volumes na maioria das áreas, no Maranhão, Piauí e na Bahia.
No Centro-Oeste, a semana terá chuva nos três estados, mas os maiores volumes devem se dar em parte do Mato Grosso e em Goiás. Isoladamente, os acumulados de chuva vão ser altos por temporais.
Na Região Sudeste, cenário semelhante com chuva em todos os estados da região, mas que deve apresentar os maiores acumulados no estado de São Paulo e em Minas Gerais. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, os volumes serão menores.
No Sul do Brasil, deve chover em toda a região nesta semana. Os maiores volumes devem se concentrar no Nordeste do Rio Grande do Sul com acumulados de 100 mm a 150 mm em alguns pontos por um ciclone que vai se formar no fim da semana. Pode chover muito na sexta-feira. No extremo Sul gaúcho, a precipitação será mais escassa.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.
