Anúncios

A chuva no Brasil nos próximos dez dias será abrangente e com volumes localmente altos que podem passar de 100 mm em vários estados de todas as regiões do país, conforme a análise da MetSul Meteorologia.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para dez dias do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que está disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.

A Região Norte está fora do período chuvoso do ano, que se denomina de inverno amazônico, o período do calendário em que há uma maior concentração das chuvas que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano.

Com isso, a região está na transição do chamado verão amazônico para o inverno que traz uma forte redução das precipitações e tempo mais seco principalmente em áreas mais ao Sul da região da Amazônia Legal.

Ocorre que, a despeito do verão amazônico, tem chovido mais do que o normal em muitas áreas, em particular em Roraima e partes do Amazonas. Nos próximos dez dias, as precipitações podem ser volumosas para esta época do ano no Amazonas, Acre e Roraima. No Pará, a chuva será mais irregular. Em Tocantins, deve chover pouco.

Na Região Nordeste, a chuva será irregular e terá baixos volumes na maior parte da região, embora chova de forma isolada até no sertão. Os volumes de chuva devem ser mais altos e isoladamente excessivos no litoral da Bahia com risco de transtornos.

No Centro-Oeste, a chuva aumenta será localmente forte e com maiores volumes no Norte do Mato Grosso pela instabilidade tropical amazônica e no Oeste e no Sul do Mato Grosso do Sul por uma frente fria no começo da semana que vem.

No Sudeste, igualmente, a chuva deve atingir grande parte da região nos próximos dez dias, embora irregular na distribuição. Os maiores acumulados são indicados para pontos de São Paulo, Centro-Sul de Minas e algumas localidades do Rio de Janeiro. No geral, os acumulados vão variar muito de um ponto para outro no Sudeste.

Finalmente, na Região Sul, a tendência é de chuva nos três estados da região e com altos volumes em algumas áreas, especialmente em alguns pontos do Paraná, onde pode chover mais de 100 mm isoladamente na soma dos próximos dez dias. Frente fria no fim de semana e no começo da semana que vem será responsável por grande parte da chuva dos próximos dez dias na região.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios