A MetSul Meteorologia adverte para um cenário de perigo por excesso de chuva com volumes muito altos a localmente extremos com possibilidade de transtornos significativos para as populações das áreas afetadas.
O deslocamento pela costa da frente fria, que neste momento atua no Sudeste do Brasil, impulsionada por uma forte massa de ar frio para esta época do ano, será responsável por trazer chuva volumosa no Litoral Sul da Bahia e especialmente na área de Salvador.
Dados analisados pela MetSul apontam que a capital baiana e cidades próximas devem ser as localidades mais afetadas pela chuva excessiva. Nos arredores de Salvador, em especial cidades ao Sul da capital devem sofrer com chuva intensa.
A MetSul enfatiza que será um período muito prolongado de acentuada instabilidade com numerosos dias seguidos de chuva e em vários com acumulados bastante altos em intervalos de 24 horas.
Isso porque a frente fria passará à condição de semi-estacionária no litoral da Bahia, o que vai proporcionar dias seguidos de chuva e em vários momentos com forte intensidade e acumulados altos.
O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para a semana do modelo alemão Icon. Salvador e áreas próximas devem ter acumulados variando durante esta semana de até 200 mm ou mais na região de Salvador, mas a projeção do modelo aponta para alguns pontos próximos acumulados mesmo acima de 300 mm, talvez atingindo marcas de até 400 mm ou mais.
METSUL
Além de Salvador, os volumes de chuva podem ser excessivos a extremos na Ilha de Itaparica, Camaçari, Lauro de Freitas, Imbassaí e outras localidades situadas próximas da capital baiana.
Sob este cenário, inevitavelmente haverá riscos à população. As condições de chuva com volumes muito altos devem trazer alagamentos e inundações. Há risco de desabamento de trechos de rodovias com bloqueios. Na capital baiana e região metropolitana, em especial, o risco geológico será muito alto a crítico com deslizamentos de encostas com elevado perigo à vida.
Chover muito no Leste da Bahia nesta época do ano não é comum. Abril, com 285 mm, e maio, com 302 mm, são os meses mais chuvosos da climatologia anual na estação de Ondina, em Salvador. Em outubro, a média histórica é de 91 mm, ou seja, a semana pode ter o dobro ou até o triplo de chuva da média de outubro inteiro.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.