Frente fria intensa vai avançar neste fim de semana pelo Centro-Sul do Brasil com chuva e alto risco de temporais isolados, afetando estados das regiões Sul, Centro-Oeste e do Sudeste, de acordo com a previsão da MetSul Meteorologia.
ARQUIVO
Uma área de baixa pressão vai avançar do Nordeste da Argentina e do Paraguai nesta sexta-feira para o Sul do Brasil. No sábado, a baixa pressão já vai estar sobre o oceano e organizará a frente fria.
Ao mesmo tempo, uma massa de ar frio invade o Sul do Brasil neste sábado e impulsiona a frente para o Norte, levando a instabilidade frontal para estados do Centro-Oeste e do Sudeste.
Neste sábado, a frente avança rapidamente por Santa Catarina e o Paraná com chuva generalizada. O sistema frontal alcança ainda neste sábado, com chuva em vários pontos, os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e o Oeste e o Sul de Minas Gerais.
No domingo, a frente provoca chuva em diversos locais de São Paulo, mas o tempo deve melhorar no decorrer do dia, exceto pontos do Leste paulista. O sistema frontal ainda causa chuva localizada no Norte do Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, Goiás, Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Na segunda-feira, a frente fria na costa induz instabilidade ainda mais ao Norte do Mato Grosso e Goiás, no Norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e chega até o litoral da Bahia com chuva.
O sistema, então, deve ficar semi-estacionário junto ao litoral baiano, favorecendo vários dias seguidos com chuva no Leste da Bahia e com acumulados muito altos de precipitação.
Veja a evolução da frente fria
Os mapas a seguir, do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), mostram os acumulados diários de chuva entre sábado e terça em que se pode observar como a frente fria vai levar chuva para quase todo o Centro-Sul do Brasil neste fim de semana e na segunda-feira.
METSUL
A massa de ar frio que avança na retaguarda da frente vai melhorar o tempo na maior parte do Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo no começo da semana, porém em áreas perto da costa os ventos úmidos e frios que soprarão do oceano vão trazer ainda instabilidade entre o Sul e o Sudeste.
Risco de chuva forte e temporais no avanço da frente
A frente fria, ao se deslocar pelo Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil, deverá trazer chuva localmente forte com pancadas torrenciais em alguns pontos, o que poderá gerar alagamentos em algumas cidades e mesmo inundações repentinas.
O mapa abaixo, do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), traz a projeção de chuva acumulada para os próximos cinco dias no Centro-Sul do Brasil em que se vê como a precipitação deve ser generalizada. No caso do Sul, na precipitação, à chuva da frente se soma a que vai ser causada hoje por um centro de baixa pressão atmosférica.
METSUL
Outro risco no avanço da frente é a possibilidade de tempo severo localizados com alta probabilidade de temporais isolados com vendavais e queda de granizo. As tempestades isoladas podem afetar pontos do Sul entre Santa Catarina e o Paraná, Centro-Oeste e o Sudeste neste sábado enquanto no domingo o risco de temporais se concentra mais numa faixa entre Mato Grosso, Goiás e Minas.
Não é um cenário de tempo severo tão perigoso como o do final do mês de setembro, quando uma frente fria provocou vendavais muito intensos e destrutivos, sobretudo no estado de São Paulo, inclusive com tornados no Sul e no Sudeste do Brasil.
Como consultar os mapas
Todos os mapas deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial e os mais recentes de inteligência artificial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.