A MetSul Meteorologia adverte para um novo episódio de intensa instabilidade com chuva, vento forte a muito forte e temporais que afetará do Centro-Sul do Brasil na segunda metade desta semana e atingirá estados do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste.
Vários estados serão afetados por chuva e temporais com vento muito forte na costa no final desta semana | ETTORE CHIEREGUINI/AGIF/AFP/METSUL
A mudança do tempo começa pelo Rio Grande do Sul nesta quinta-feira com aumento de nuvens e chuva em diversas regiões do estado no decorrer do dia, embora parte da quinta tenha abertas com sol e nuvens em algumas áreas do estado.
Ainda na quinta-feira, a instabilidade vai avançar para Norte pelo Sul do país e levará chuva para vários pontos dos estados de Santa Catarina e do Paraná, embora preveja-se que as precipitações sejam irregulares.
A chuva, em geral, não deve ter altos volumes durante a quinta e tende a ser irregular nos três estados da região. Tanto que sequer deve chover em alguns municípios. O risco de tempo severo igualmente não será alto, apesar de que não se pode afastar a ameaça de alguns temporais isolados.
Na sexta, uma área de baixa pressão avançará do Norte da Argentina e do Paraguai para o Sul do Brasil com chuva na maior parte dos três estados. A atuação do sistema ainda instabiliza a atmosfera e favorece chuva em pontos do Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e o Oeste de Minas Gerais.
A chuva novamente deve ser mal distribuída, embora chova em grande número de cidades, especialmente do Sul. Isoladamente, a chuva pode ser forte e com algum risco de tempestades muito localizadas.
No sábado, a instabilidade tende a se intensificar com a baixa pressão sobre a Região Sul. Chove principalmente na Metade Norte gaúcha e localmente forte no Nordeste gaúcho, entre a Região Metropolitana, a Serra e o Litoral Norte.
A baixa pressão organiza uma frente fria que vai avançar por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro e o Centro, Oeste e o Sul de Minas Gerais.
Adverte-se que é alto o risco de chuva localmente forte a intensa com possibilidade de tempestades localizadas de vento forte e granizo nestes estados no avanço da frente durante o sábado com maior risco de tempo severo isolado no Centro-Oeste e no Sudeste.
Vento forte a intenso se somará à chuva e temporais
A baixa pressão de natureza ciclônica pode provocar vento forte a muito forte, em alguns pontos com rajadas perto e ao redor de 100 km/h, durante o sábado no Leste e no Nordeste do Rio Grande do Sul, no Leste de Santa Catarina e do Paraná, no Leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.
O campo de vento forte a intenso vai atingir primeiro o Rio Grande do Sul no sábado e se deslocar rapidamente pelo Leste catarinense e paranaense até atingir áreas perto da costa em São Paulo e no Rio de Janeiro.
METSUL
Cidades nos litorais do Sul e do Sudeste, em particular, devem ser as mais atingidas pelo vento com rajadas por vezes intensas. Isso inclui a área de Florianópolis e também o litoral do estado de São Paulo.
Massa de ar frio na retaguarda da frente
Uma massa de ar frio vai avançar na retaguarda da frente fria e impulsionada pela baixa pressão, ingressando durante o fim de semana com queda de temperatura no Centro-Oeste, Sul e o Sudeste do Brasil.
Temperaturas baixas para a segunda quinzena de outubro são esperadas no começo da próxima semana e mesmo a possibilidade de geada em locais de maior altitude não pode ser descartada.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.