Cidades do interior gaúcho começam a semana contabilizando os estragos dos temporais com chuva forte, vendavais e granizo do fim de semana gerados pela passagem de uma frente fria associada a um ciclone extratropical.
Granizo grande caiu na área rural de São Borja | RÁDIO CULTURA
Os ventos fortes e o granizo causaram destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica em ao menos 11 municípios gaúchos, conforme o balanço da Defesa Civil Estadual. O número de municípios com estragos, entretanto, foi maior.
Em Santiago, na região Central, o temporal foi acompanhado de granizo miúdo e provocou o destelhamento de pelo menos oito residências. Equipes da Defesa Civil distribuíram cerca de 100 metros de lonas para famílias afetadas. Houve queda de árvores sobre estradas nas localidades de Passo do Varejão e Passo dos Cardoso, o que dificultou o tráfego durante a madrugada. Na Vila Florida, cinco casas foram atingidas parcial ou totalmente pelo vendaval.
Uma residência foi atingida por uma árvore e a ponte de acesso principal chegou a ser interditada por causa de fios caídos. O trânsito foi liberado na manhã desta segunda. Também houve registros de postes danificados na Estrada do Passo da Cruz e árvores caídas nas estradas Cerca de Pedras, Vila Branca e Lava Pés.
Os bombeiros atenderam ocorrências em diferentes bairros urbanos de Santiago, como Belizário e Lulu Genro. Na localidade do Boqueirão, o vento derrubou postes e árvores de grande porte. Houve ainda destelhamentos no Rincão dos Dorneles e queda de árvores em Buriti. Conforme a RGE, cerca de 260 clientes continuavam sem energia elétrica no município até o início da manhã.
Outras cidades também sofreram com os temporais. Em Palmeira das Missões, no Noroeste, o vento causou danos em duas casas e em um galpão agrícola na localidade de Santa Rosa, zona rural do município.
Em Nova Bassano, os ventos fortes atingiram telhados de dez residências e galpões na comunidade de São Bernardo, afetando 45 pessoas. Segundo a Defesa Civil local, as equipes municipais trabalham na remoção de árvores tombadas e na liberação de acessos. Em Nova Prata, o telhado de um salão comunitário foi danificado, enquanto em Serafina Corrêa houve quedas de árvores em vias públicas.
No Sul do Estado, a Defesa Civil de Arroio Grande reportou danos em duas residências e na rede elétrica. Já em Marau, no Norte, quatro casas tiveram os telhados danificados e uma árvore caiu sobre o bairro Colinas. Em Erechim, o acumulado de chuva chegou a 77,8 milímetros em 24 horas, o maior volume registrado no período.
Os temporais também deixaram estragos em Condor, Veranópolis e Nova Esperança do Sul, com destelhamentos, alagamentos e quedas de árvores. Em Santa Maria, as rajadas chegaram a 40 km/h. O interior de São Borja registrou vendaval e queda de granizo gigante na localidade de Mercedes.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.