Fortes áreas de instabilidade associadas a uma ciclogênese entre a Argentina e o Uruguai com a organização de uma frente fria provocaram temporais isolados com vendavais e queda de granizo nas últimas horas no Sul do Brasil.
Forte instabilidade na manhã deste domingo em Livramento | ANDERSON ALVES
Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram rajadas de vento de 99 km/h em Santiago (RS), 96 km/h em Marechal Cândido Rondon (PR), 88 km/h em Planalto (PR), 77 km/h em Serafina Corrêa (RS), 69 km/h em Dois Vizinhos (PR), 64 km/h em Clevelândia (PR), e 62 km/h em Soledade (RS).
Estações automáticas particulares no Rio Grande do Sul acusaram rajadas de vento entre a madrugada e a manhã deste domingo de 92 km/h em Maçambará, 77 km/h em Marau, 76 km/h em Pedras Altas, 71 km/h em Dom Pedrito e Não-Me-Toque, e 70 km/h em Soledade.
O temporal da manhã de hoje causou transtornos em diferentes pontos da região de Marau, no Norte do estado. Conforme informações da Rádio Vang, a ERS-324 registrou bloqueios parciais no trânsito no trevo entre Vila Maria e Marau, em razão da queda de árvores sobre a pista.
Equipes de emergência e autoridades locais trabalham para liberar o tráfego e evitar novos incidentes. O Corpo de Bombeiros também atua na remoção de galhos e na verificação de possíveis riscos.
Em Marau, o Parque Lauro Ricieri Bortolon foi afetado pelo vendaval com danos em alguns estandes da Expomarau 2025. A organização do evento atua nos reparos de alguns espaços e geradores foram colocados em alguns pontos para que a programação tenha continuidade.
A emissora informou ainda que há poste de energia elétrica caído em alguns pontos do município, como na Rua de acesso a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Ainda estão sendo notificados pelo Corpo de Bombeiros possíveis outros estragos na cidade como casos de destelhamentos nos bairros Santa Isabel, Loteamento Solutos, Vila Borges, Colinas Nova Marau e Bairro Guadalupe.
RÁDIO VANG
Os temporais trouxeram ainda ocorrências localizadas de granizo no interior gaúcho. Um dos municípios que teve granizo na última noite foi Rio Grande, no Sul do estado, mas sem registro de danos.
A chuva, como previsto, foi bastante irregular e sem volumes altos na maior parte do Rio Grande do Sul. Como era indicado, choveu forte de forma localizada com acumulados até o final da manhã deste domingo, na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, de 65 mm em Jacutinga, 58 mm em Marcelino Ramos e 51 mm em Alpestre.
O risco de tempo severo é menor na tarde e noite deste domingo que no começo do dia, mas ainda não podem ser descartados alguns temporais em ponto isolados, sobretudo no estado do Paraná que deve ter instabilidade mais forte.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.