Anúncios

Chuva com risco de temporais isolados afetará o Rio Grande do Sul nas próximas horas depois de um sábado em que o sol predominou no estado com calor que se aproximou dos 35ºC no interior gaúcho.

Estações meteorológicas registraram máximas de 34,8ºC em São Paulo das Missões; 34,6ºC em Doutor Maurício Cardoso; 34,1ºC em Porto Xavier; 33,6ºC em Marques de Souza; 33,3ºC em Bom Princípio; e 33,0ºC em Santa Rosa.

Fez ainda neste sábado 32,8ºC em Estrela, Colinas e Garruchos; 32,7ºC em Teutônia; 32,6ºC em Maçambará; 32,5ºC em São Borja; 32,4ºC em São Francisco de Assis; 32,3ºC em Porto Vera Cruz; 32,1ºC em Santa Maria; e 32,0ºC em Santa Cruz do Sul.

Na região metropolitana de Porto Alegre, a máxima no Jardim Botânico, na zona Leste da capital, foi a 29,8ºC. Na região, os termômetros indicaram 31,8ºC em São Leopoldo; 31,5ºC em Sapucaia do Sul; e 31,3ºC em Novo Hamburgo.

Nesta noite de sábado, o tempo se instabiliza com chuva em pontos mais ao Sul do estado, em especial na Campanha, mas na maior parte do território gaúcho ainda não chove até o final deste sábado.

Entre a madrugada e a manhã deste domingo, entretanto, as condições atmosféricas se deterioram muito no Rio Grande do Sul com chuva em todas as regiões do estado. Da tarde para a noite, a instabilidade afeta mais a Metade Norte e alguns pontos do Sul com aberturas de sol à tarde em diferentes localidades.

A MetSul alerta que é alto o risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul durante este domingo, especialmente entre a madrugada e de manhã. São esperadas células localizadas de tempestade e algumas podem atingir status de supercélulas.

Com isso, não apenas há risco de temporais isolados em diversas regiões como há o perigo de algumas tempestades localmente serem fortes a severas com danos por vendavais e granizo de variado tamanho, inclusive grande.

METSUL

Preocupa a projeção de vento máximo (acima) do nosso modelo de alta resolução WRF inicializado com o modelo europeu, cuja rodada que ingressou no começo da noite deste sábado indicou risco de vendavais intensos, especialmente em pontos do Centro para o Oeste gaúcho.

A simulação computadorizada chega a indicar a possibilidade de vendavais com rajadas de 110 km/h a 140 km/h em pontos entre o Oeste e o Centro do Rio Grande do Sul entre a madrugada e a manhã deste domingo, logo tempestades muito severas e com potencial alto de danos onde ocorrem.

METSUL

A refletividade muito alta sugerida pelo modelo WRF em algumas das células de tempestade (acima) indica potencial para granizo mesmo de tamanho médio a grande em alguns pontos, acompanhado de vento e chuva forte a torrencial de curta duração.

Em Porto Alegre e região, o tempo deve mudar entre o final da madrugada e o começo da manhã deste domingo, havendo o risco de temporal e com vento forte a muito forte quando da chegada da instabilidade.

 

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios