A MetSul Meteorologia alerta que um ciclone extratropical vai trazer chuva forte com altos volumes, tempestades e vento forte no começo da semana no Rio Grande do Sul. A frente fria associada ao ciclone levará chuva e tempestades ainda aos demais estados do Sul e a estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.
Ciclone vai se formar e ganhar força na altura do Rio da Prata | ECMWF
Uma área de baixa pressão vai começar a se aprofundar no Centro da Argentina no final do sábado e dará origem a uma ciclogênese no domingo na altura do Rio da Prata, entre Buenos Aires e o Sul do Uruguai.
Na segunda-feira, o ciclone estará maduro e mais intenso, atuando sobre o Atlântico, se distanciando do continente no sentido Sudeste. A frente fria associada ao ciclone, porém, avança com chuva até localmente forte e tempo severo entre o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil.
Embora já possa chover de forma isolada no fim do sábado no estado gaúcho, as condições do tempo se deterioram muito durante o domingo com chuva forte a localmente intensa em várias cidades e ainda um alto risco de temporais isolados em que pode haver queda de granizo e, especialmente, vendavais.
Ainda no domingo, com o rápido deslocamento da frente associada ao ciclone, chuva e tempestades atingem Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Na segunda, o tempo vai começar a melhorar com o retorno do sol ao Rio Grande do Sul, mas a circulação ciclônica traz períodos de maior nebulosidade com chuva isolada.
A frente fria ligada ao ciclone avança na segunda com chuva e tempestades pelo Centro-Oeste e grande parte do Sudeste do Brasil. Isoladamente, a chuva pode ser forte e com altos volumes.
Na terça-feira, o ciclone vai estar mais afastado do continente, entretanto a frente fria derivada do sistema vai provocar ainda instabilidade entre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com chuva em diferentes pontos e isoladamente forte.
Domingo é de alto risco de tempo severo
O domingo é considerado pela MetSul Meteorologia como o dia de maior risco de tempo severo associado à formação do ciclone. A ciclogênese vai trazer tempestades que, localmente, podem ser fortes a severas com risco de chuva forte a intensa, vendavais e queda de granizo.
Os mapas a seguir mostram a projeção de chuva e pressão atmosférica do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) para a madrugada, manhã, tarde e noite do domingo.
METSUL
Como se observa no mapa, a instabilidade será intensa durante o domingo nos três estados do Sul do Brasil, no Paraguai e no Mato Grosso do Sul, mas podem ocorrer temporais também em São Paulo.
É alto o risco de que as nuvens de tempestade provoquem vendavais localizados e que em algumas localidades podem ser fortes e com potencial de danos e transtornos como destelhamentos, queda de árvores e postes.
Ciclone trará bastante vento na segunda
A circulação de ventos do ciclone deixará a segunda-feira muito ventosa no Rio Grande do Sul com rajadas na maioria das regiões de 40 km/h a 70 km/h, mas em alguns pontos do Sul e do Leste gaúcho o vento poderá atingir de 70 km/h a 90 km/h, com risco de cortes de energia, quedas de árvores e outros transtornos. O vento deve ceder a partir do final da tarde e noite da segunda, soprando fraco na terça.
METSUL
O vento na segunda-feira pode ser forte e com rajadas ainda no Leste de Santa Catarina e do Paraná, no estado de São Paulo, em áreas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No estado catarinense, na Serra, na encosta da Serra e na costa as rajadas podem ser fortes a muito fortes.
Como consultar os mapas
Todos os mapas da MetSul deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial e os mais recentes de inteligência artificial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.