Anúncios

Frente fria trouxe mudança radical do tempo no Rio Grande do Sul. A frente veio com chuva generalizada e que passou dos 50 mm entre o Centro e o Noroeste gaúcho. A chegada do sistema frontal com ar muito quente em sua dianteira, como previsto, causou vendavais localizados com estragos, como em Itaqui e em cidades do Vale do Taquari.

Mas o que mais impressionou foi a mudança de temperatura. Da tarde de domingo, com marcas de 35ºC a 39ºC em grande parte do estado, os gaúchos foram para 15ºC a 20ºC hoje à tarde. Na Serra, em vários pontos fazia apenas 11ºC a 13ºC à tarde nesta segunda.

A queda de temperatura de ontem para hoje passou de 20ºC em muitas cidades do Rio Grande do Sul. Na Grande Porto Alegre, em Campo Bom, fazia 38ºC na tarde de ontem e 16ºC hoje no mesmo horário da véspera.

Em Santa Cruz do Sul, que no domingo à tarde anotava 38,7ºC, hoje a temperatura no meio da tarde era de 17ºC. Em Teutônia, no Vale do Taquari, a temperatura saiu de 38ºC no meio da tarde de domingo para 16ºC na tarde de hoje. Nas partes mais altas do município, como no Morro das Antenas, fazia 13ºC.

Uma massa de ar frio avança na retaguarda da frente fria e favorece o declínio acentuado da temperatura. Esta massa de ar frio vai aliviar trazer temperatura baixa para outubro nas próximas madrugadas no Sul e oferecer um alívio do calor em áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro.

METSUL

O impacto maior será sentido no Sul. As madrugadas desta terça, quarta e quinta serão frias no Rio Grande do Sul. Marcas ao redor e abaixo de 5ºC são esperadas no Planalto, Serra, Campos de Cima da Serra, Serra do Sudeste, Campanha e fronteira com o Uruguai.

As menores mínimas ocorrem na madrugada de quarta, quando são possíveis marcas ao redor de 0ºC e até negativas entre os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul de Santa Catarina.

Em Porto Alegre, as tardes serão agradáveis e as noites frias com marcas mínimas de 13ºC nesta terça, 10ºC na quarta, 12ºC na quinta e 13ºC na sexta. Em Curitiba, como o tempo estará instável com chuva e garoa, as mínimas não serão baixas. Por outro lado, as tardes serão frias para outubro com marcas de 11ºC a 13ºC nesta quarta, na quarta e na quinta.

Ar frio vai trazer formação de geada

Uma vez que não se trata de uma massa de ar frio intensa e em se tratando de outubro não deve se esperar geada generalizada. Deve gear nos locais tradicionais em que o fenômeno é mais comum, notadamente as áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Os mapas a seguir mostram a probabilidade de geada nas madrugadas desta terça, da quarta e da quinta-feira no Sul do Brasil, de acordo com os dados do modelo canadense da Environmental Canada.

METSUL

METSUL

METSUL

Como se observa, a tendência maior de gear é em áreas isoladas da Campanha gaúcha, Serra do Sudeste, fronteira com o Uruguai, nos Campos de Cima da Serra e ainda no Planalto Sul Catarinense. A geada deve ocorrer principalmente em locais de baixadas e de fundos de vale.

Como consultar os mapas

Todos os mapas de temperatura e geada deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial e os mais recentes de inteligência artificial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.