A chegada de uma frente fria no final do domingo e nas primeiras horas desta segunda provocou chuva forte em várias regiões do Rio Grande do Sul e temporais localizados com rajadas de vento forte e queda de granizo, confirmando os alertas da MetSul Meteorologia.
Vendaval causou estragos em Lajeado hoje cedo | LUÍS FERNANDO WAGNER/RÁDIO INDEPENDENTE
Uma das regiões mais castigadas pelos temporais foi o Vale do Taquari. Um forte temporal atingiu o vale no começo da manhã desta segunda com destelhamentos, quedas de árvores e falta de energia em vários municípios.
Em Lajeado, uma árvore de grande porte caiu perto da rodoviária e um prédio comercial no bairro Montanha teve o telhado arrancado, deixando parte da região sem luz após as telhas se espalharem pela rua e atingirem a rede elétrica.
O Corpo de Bombeiros de Lajeado e a cooperativa de energia Certel atuaram desde o começo da manhã no isolamento da área afetada e nos reparos dos danos, sem registro de feridos, informou a Rádio Independente.
Em Arroio do Meio, outro município do Vale do Taquari, os ventos muito fortes da tempestade derrubaram árvores e destelharam uma residência, bloqueando cinco ruas do município.
Segundo a Certel Energia, cerca de 4,5 mil consumidores ficaram sem energia em cidades como Lajeado, Teutônia, Capitão, Westfália e Progresso. Equipes seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento de luz, enquanto a Defesa Civil monitora os estragos causados pelo temporal.
Temporal causado pela frente fria ainda danificou 32 casas na cidade de São Jerônimo. Já em Itaqui, são 12 destelhamentos, totalizando 44 ocorrências, conforme a prefeitura local. Segundo informações da Defesa Civil, o município de Triunfo também registrou alguns estragos por conta do mau tempo como queda de árvores.
Chuva também causou transtornos
Estações do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) registraram em 24 horas até o final da manhã desta segunda-feira acumulados de 57 mm em Santa Rosa e Ibirubá, 56 mm em Ijuí, 55 mm em Agudo, 53 m em Coronel Bicaco e Tapera, 48 mm em Marau, 47 mm em Novos Cabrais, 46 mm em Jaguari e Boa Vista do Sul, 45 mm em Camaquã, 44 mm em Passo Fundo, 43 mm em São Jerônimo, Charqueadas e São Francisco de Assis, 42 mm em Restinga Seca e 41 mm em Sobradinho.
Raios na madrugada de hoje em Cruz Alta | NATHAN FELTRIN
No Centro do estado, como consequência da chuva, deslizamento interditou parcialmente a BR-158 em Itaara. A pista no quilômetro 316 chegou a ficar bloqueada, enquanto a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fazia a avaliação do local para definir qual a melhor estratégia para permitir o fluxo na região. Terra e pedras rolaram para a pista com a queda de barreira.
Por que a chuva os temporais?
Uma massa de ar quente cobriu o Rio Grande do Sul no fim de semana e se reforçou muito durante o domingo, o dia mais quente no estado desde o verão, o que já formou áreas de instabilidade com chuva e temporais isolados antes mesmo da chegada da frente fria.
Estações meteorológicas no interior registraram máximas ontem, de 38,7ºC em Santa Cruz do Sul; 38,1ºC em Bom Princípio e Teutônia; 37,9ºC em Colinas; 37,7ºC em Estrela e Venâncio Aires; 37,5ºC em Portão e Triunfo; 37,4ºC em Rio Pardo; 37,3ºC em Porto Xavier; 37,2ºC em Rolante; 37,0ºC em Lajeado e Taquara; 36,5ºC em Candelária; 36,4ºC em Santa Rosa; 35,8ºC em Santo Ângelo e Santa Maria; 35,4ºC em Encruzilhada do Sul; 35,4ºC em São Luiz Gonzaga; 35,2ºC em Cachoeira do Sul; e 35,0ºC em Restinga Seca.
Frente fria avançou com células de tempestade no fim do domingo | METSUL
A região metropolitana de Porto Alegre foi umas das regiões mais quentes do estado no domingo com máximas de 37,8ºC em Sapucaia do Sul; 37,3ºC em São Leopoldo; 36,2ºC em Nova Santa Rita; e 36,1ºC em Gravataí. Em Porto Alegre, onde pancadas de chuva durante a tarde impediram maior aquecimento, a temperatura chegou a 33,5ºC com enorme abafamento pela umidade em dia com características amazônicas.
No final do domingo e no começo desta segunda-feira, a frente fria avançou pelo Rio Grande do Sul e encontrou o ar muito quente em sua dianteira com intensa convecção que formou nuvens de grande desenvolvimento vertical que trouxeram chuva localmente forte, muitos raios, vendavais isolados e queda bastante localizada de granizo.
Vem mais temporal?
O tempo segue instável com chuva e garoa em várias regiões gaúchas da tarde para a noite desta segunda, mas começa a melhorar com sol e nuvens no Oeste e no Sul do estado. Na esmagadora maioria das localidades não há mais risco de tempo severo. Qualquer ocorrência seria muito isolada e mais concentrada no Noroeste e no Norte do estado, mas o risco é baixo. A frente leva chuva na tarde e noite de hoje a vários pontos de Santa Catarina e o Paraná, onde a atmosfera mais quente pode provocar alguns temporais isolados.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.