Frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil no começo desta semana com alto risco de chuva localmente forte e de ocorrência de temporais isolados de vento e granizo à medida que vai encontrar massa de ar quente em sua dianteira, adverte a MetSul Meteorologia.

Frente fria chegará com chuva forte, muitos raios, vendavais e possível granizo isolado no final deste domingo e no começo da segunda-feira | MICKAEL SOUZA
A Região Sul se encontra neste momento sob a influência de uma massa de ar quente, úmida e bastante instável que provoca muito calor neste domingo com marcas que vão passar dos 35ºC no Rio Grande do Sul e no Paraná.
Esta massa de ar quente e instável já provocou chuva forte isolada e temporais ontem no fim da tarde e no começo da noite em pontos do Centro para o Nordeste do Rio Grande do Sul, mas nas próximas horas a atmosfera estará ainda mais quente do que no sábado.
Nas próximas horas, a frente fria vai começar a se organizar entre o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul com chuva que deve ser localmente forte e acompanhada de descargas elétricas, não se afastando granizo isolado e vendavais localizados.
Mesmo antes da chegada da frente, o calor intenso pode provocar instabilidade isolada em outras regiões gaúchas da tarde para a noite deste domingo devido ao calor intenso com as maiores temperaturas em algumas cidades desde o fim do verão e o começo do outono.
No começo da segunda-feira, uma massa de ar frio não intensa começa a se aproximar e ingressar no estado gaúcho a partir da Argentina e do Uruguai, o que reforçará a frente e fará o sistema se movimentar para Norte, levando chuva generalizada a todas as regiões do território gaúcho no decorrer do dia.
Os mapas abaixo, de precipitação e pressão, mostram o deslocamento previsto da frente fria na noite deste domingo e na madrugada, manhã e tarde desta segunda-feira a partir de dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF).

METSUL
Assim como se vê nos mapas, a instabilidade no final deste domingo será maior em locais do Oeste e do Sul gaúcho, embora não se afaste chuva e temporais em outros pontos da geografia gaúcha que vão estar com temperatura muito alta.
A instabilidade atinge seu ponto máximo com o avanço do sistema frontal na madrugada e manhã desta segunda-feira. Existe a possibilidade de a frente organizar uma linha de temporais que trará chuva localmente forte e temporais, alguns isoladamente fortes a severos, com granizo e vendavais.
Na tarde e noite desta segunda, a instabilidade associada à frente atua mais na Metade Norte gaúcha enquanto pelo Oeste e o Sul o tempo começará a melhorar gradualmente. Ainda nesta segunda, o sistema instabiliza o tempo em vários pontos de Santa Catarina e em parte do Paraná, como em setores do Oeste e do Sul paranaense.
O que esperar da chuva com a frente fria
Várias cidades gaúchas podem ter períodos de chuva forte a torrencial quando da chegada da frente fria com volumes altos de 30 mm a 50 mm em apenas três a seis horas, e isoladamente superiores de 50 mm a 80 mm, o que poderá provocar alagamentos em áreas urbanas.
No geral, entretanto, os acumulados não devem ser muito significativos porque a frente fria avançará rapidamente. Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva dos modelos europeu, alemão e britânico para este começo de semana no Sul do Brasil, quando da passagem da frente fria.

METSUL

METSUL

METSUL
Assim como se observa, muitas cidades devem ter acumulados de precipitação de 30 mm a 50 mm, mas em alguns pontos a chuva pode atingir 50 mm a 75 mm, não se afastando marcas superiores, em particular no Rio Grande do Sul que deve ter a máxima atividade frontal.
Vendavais são um risco com a chegada da frente
A MetSul Meteorologia adverte que é alto o risco de ocorrência de vento forte a muito forte quando da chegada da frente fria no final deste domingo e entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira em várias regiões.
O mapa a seguir mostra a projeção de vento máximo no Rio Grande do Sul com dados do modelo de alta resolução WRF inicializado com o modelo europeu em que se verifica como muitas cidades devem ter rajadas de 60 km/h a 90 km/h. Isoladamente, há risco de vendavais com rajadas perto e acima dos 100 km/h.

METSUL
Como consequência, pontos localizados podem ter vendavais com queda de árvores e postes, destelhamentos e colapso de estruturas. Os temporais com vento forte ainda devem afetar a rede elétrica com cortes de luz em diferentes municípios.
O vento forte será de curta duração e vai acompanhar a chegada da frente fria. Como a temperatura estará muito alta com intenso calor precedendo a chegada do sistema, o risco de vendavais é agravado.
Porto Alegre e região metropolitana estão entre as várias regiões gaúchas com risco de ventania quando chegar a frente fria, uma vez que estará muito quente e abafado depois de uma tarde de domingo com máximas ao redor e acima de 35ºC na área metropolitana.
COMO CONSULTAR OS MAPAS
Os mapas de chuva deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial e os mais recentes de inteligência artificial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.
