Outubro vai começar com calor excessivo no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil enquanto instabilidade deve atuar ainda na Região Sul com chuva em pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, destaca a previsão da MetSul Meteorologia para o primeiro dia do décimo mês do ano.
Mapa de umidade prevista para a primeira tarde de outubro mostra a atmosfera por demais seca no interior de São Paulo, Goiás, Oeste de Minas Gerais, Norte do Mato Grosso do Sul, Tocantins, grande parte do Mato Grosso e extensa área do Nordeste do Brasil com calor intenso enquanto no Sul do Brasil a atmosfera estará mais úmida com sol, nuvens e chuva | METSUL
A Região Sul vai ter variação de nuvens com sol, nuvens, períodos de maior cobertura e nebulosidade e chuva no primeiro dia de outubro. Há chance de chuva nos três estados da região.
A instabilidade, entretanto, não deve ser intensa e a chuva tende a ser irregular, não alcançando muitas localidades. Chance maior de chuva em pontos da Metade Norte do Rio Grande do Sul e pontos isolados de Santa Catarina e do Paraná.
Apesar da instabilidade, o sol aparece com nuvens em muitos municípios gaúchos, catarinenses e paranaenses no decorrer desta quarta-feira, em alguns durante toda a manhã e a tarde enquanto em outros em apenas parte do dia.
A maior parte das cidades gaúchas deve ter máximas de 20ºC a 25ºC nesta quarta. No Noroeste e em áreas da divisa com Santa Catarina no Norte do estado aquece mais com marcas de até 26ºC a 29ºC. Em Porto Alegre, que deve ter sol, nuvens e chuva, máxima ao redor dos 22ºC.
Grande parte de Santa Catarina deve ter 22ºC a 25ºC na primeira tarde de outubro. Já no Paraná aquece mais com máximas de 25ºC a 30ºC no Oeste e Centro do estado. No Norte paranaense, perto de São Paulo, faz muito calor com máximas de 32ºC a 35ºC em várias cidades.
O calor, aliás, vai marcar o primeiro dia de outubro no Sudeste do Brasil. No estado de São Paulo, cidades do Oeste, Centro e o Norte paulista, ou seja, grande parte do interior, deve ter uma tarde nesta quarta com marcas acima de 35ºC. Algumas vão bater máximas de 38ºC a 40ºC. No Sul e no Leste paulista, aquece menos e a cidade de São Paulo deve ter uma tarde com 28ºC a 29ºC.
Faz muito calor ainda no Sudeste do Brasil neste primeiro de outubro no Triângulo Mineiro, onde a grande maioria das cidades deve ter máximas entre 37ºC e 40ºC. O calor se faz sentir ainda em outras regiões mineiras, mas com menor intensidade mais a Leste do estado.
Começo de outubro quente também no estado do Rio de Janeiro. A cidade do Rio vai ter máximas nesta quarta-feira de 32ºC a 34ºC, mas na Baixada Fluminense haverá locais em que deve aquecer mais durante o dia.
Calor excessivo marcar a largada de outubro ainda no Centro-Oeste do Brasil. Máximas perto e acima dos 40ºC são previstas pela MetSul Meteorologia para o Norte do Mato Grosso do Sul, vários pontos do Mato Grosso com maior intensidade perto de Goiás e ainda em Goiás nas proximidades do Mato Grosso.
O tempo firme vai predominar no Sudeste do Brasil com sol e nuvens nesta quarta, mas em pontos muito isolados de São Paulo não se afasta chuva passageira da tarde para a noite. No Centro-Oeste, igualmente o sol vai predominar neste primeiro dia de outubro. No entanto, pode chover em pontos do Sul do Mato Grosso do Sul e da fronteira com o Paraguai assim como em áreas isoladas do Mato Grosso mais a Oeste do estado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.