Anúncios

Os temporais de chuva, vento e granizo registrados no final da sexta e durante o fim de semana provocaram estragos em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Municípios de diferentes pontos do estado relataram alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e danos em lavouras, em mais um episódio de instabilidade intensa.

Vendaval danificou estufas em Marau | RÁDIO VANG

Em Agudo, o transbordamento de arroios destruiu acessos provisórios que haviam sido construídos após as enchentes do ano passado. As comunidades de Nova Boêmia, Linha Boêmia e toda a região norte do município ficaram com os deslocamentos severamente prejudicados.

Situação semelhante ocorreu em Ivorá, onde o transbordamento de córregos deixou comunidades do interior, como Linha Um e Derrubada, temporariamente isoladas.

Na Campanha e Fronteira Oeste, Uruguaiana registrou queda de árvore sobre uma garagem e galhos espalhados pela área urbana, enquanto em Maçambará três residências tiveram danos nos telhados. Já em Alegrete, uma casa foi destelhada parcialmente, recebendo cobertura emergencial com lonas.

O Noroeste e Norte também foi duramente atingido. Em Erechim, ao menos dez residências foram destelhadas, além da queda de quatro árvores em vias públicas. David Canabarro relatou estragos em cinco residências e em uma escola municipal, e em Vanini foram 17 casas atingidas.

Em Cerro Largo, houve danos em telhados, enquanto Porto Xavier registrou granizo que atingiu 14 casas e lavouras. Soledade contabilizou 15 residências danificadas, com lonas e cadastro para reposição de telhas. O vento causou danos ainda em Gentil, Pejuçara, Paulo Bento e Tapejara, este último município ainda enfrentando falta de energia elétrica.

Na região da Serra e do Planalto, Marau teve a queda de uma árvore sobre uma casa e outras duas residências destelhadas. Em Guaporé, três moradias foram afetadas e uma árvore derrubou parte da rede de alta tensão, obrigando ao isolamento da área.

No Vale do Taquari e Centro do Estado, Lajeado teve uma residência destelhada, e em Arroio do Tigre lavouras e galpões foram danificados nas localidades do interior. Segredo relatou estragos em moradias, com lonas já distribuídas.

As cidades maiores também não passaram ilesas dos temporais. Em Santa Maria, bairros como Lídia, Parque Pinheiro Machado e Santa Marta enfrentaram alagamentos. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) teve infiltração no telhado, atingindo salas de Emergência e Raio-X, o que exigiu realocação de atendimentos. Em Santa Cruz do Sul, a Defesa Civil e os bombeiros retiraram moradores de áreas de risco devido à elevação da água.

No Litoral Norte, Tramandaí registrou destelhamentos por temporais em quatro casas, com entrega imediata de lonas. Já em Arroio Grande, no Sul do estado, quedas de árvores e postes de luz, além de danos em carros e telhados, marcaram a passagem do temporal na noite da sexta.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.