Os temporais que vão atingir o Rio Grande do Sul já afetam a Argentina nesta sexta-feira. No final da manhã desta sexta, o céu escureceu com uma grande nuvem de temporal que avançou sobre a cidade de Buenos Aires e a área metropolitana da capital argentina.
Cidade de Buenos Aires no final da manhã de hoje | TV PUBLICA/REPRODUÇÃO
Conforme o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN), chuva e tempestades de variada intensidade atingiram o Norte da província de Buenos Aires no final da manhã com precipitação moderada a intensa em curtos períodos, granizo e intensa atividade elétrica.
No começo da tarde desta sexta, novas áreas de instabilidade com chuva forte e temporais afetavam a região da capital argentina enquanto as que passaram no final da manhã ingressavam no Sudoeste do Uruguai, em Soriano e Colonia.
O Instituto Uruguaio de Meteorologia emitiu comunicado em que adverte que massa de ar úmido e instável começa a atuar no território uruguaio. O fenômeno avançará do Oeste em direção ao Leste do país, favorecendo a formação de tormentas localmente fortes. Apesar disso, o Inumet ressalta que haverá períodos de melhora temporária entre as áreas de instabilidade nesta sexta.
O cenário se agrava neste sábado, quando a instabilidade persistirá durante a madrugada e manhã no Oeste e Norte do país, com ocorrência de tormentas isoladamente fortes. A situação tende a piorar a partir da tarde, com a entrada de uma frente fria pelo Sudoeste. Esse sistema poderá gerar tempestades fortes a muito fortes, especialmente na região ao Sul do Rio Negro, adverte o Inumet.
De acordo com o instituto, nas áreas afetadas pela frente fria neste sábado há possibilidade de ventos intensos, atividade elétrica significativa e queda de granizo, configurando risco meteorológico mais elevado.
Já no domingo, as condições começam a melhorar no Uruguai. A partir da manhã, haverá avanço de ar mais seco e frio de alta pressão pelo Sudoeste, trazendo melhora gradual do tempo acompanhada de um acentuado declínio das temperaturas.
Um ciclone extratropical vai se formar no Rio da Prata e a Sudeste do Uruguai domingo e rapidamente vai se afastar do continente. O sistema deve provocar ventos costeiros de 60 km/h a 80 km/h na segunda metade do domingo e no começo da segunda nos departamentos do Sul e do Leste uruguaio.
Conforme a MetSul Meteorologia já alertou, o ar quente e úmido traz instabilidade isolada hoje e amanhã no Rio Grande do Sul. No domingo, avança a frente fria que vai desencadear uma onda de tempestades no Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil no começo da próxima semana.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.