Anúncios

Frente fria de grande extensão vai provocar uma enorme mudança no tempo em uma vasta região do território brasileiro nas últimas horas do inverno e as primeiras da primavera com o mais abrangente episódio de chuva em meses no país e alto risco de temporais em vários estados, alerta a MetSul Meteorologia.

Raios em frente fria

Grande quantidade de raios é esperada acompanhando o deslocamento da frente fria pelos estados do Centro-Sul do Brasil no começo da próxima semana | FÁBIO DORNELES

A atuação da frente fria começará pelo Rio Grande do Sul. O estado gaúcho terá sol, chuva e risco de temporais isolados por ar quente e úmido de baixa pressão atmosférica entre sexta e o sábado, mas o sistema frontal se organiza durante o domingo. Será o dia de instabilidade mais forte no território gaúcho com chuva localmente forte a intensa e tempestades localizadas de raios, vento e granizo.

Ainda no domingo, a frente começa a se deslocar rapidamente para Norte e o tempo se instabiliza com chuva, localmente forte a torrencial, e tempestades isoladas com risco de vendavais e granizo por Santa Catarina e o Paraná. Áreas de instabilidade pré-frontais associadas ao calor intenso já se formam no Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Na segunda, a frente fria ainda traz chuva para o Centro, a Metade Norte e o Leste do Rio Grande do Sul assim como em Santa Catarina e o Paraná, e que poder ser forte em alguns pontos ainda com possibilidade de temporais isolados, na primeira metade do dia. Da tarde para a noite, o tempo melhora na maioria das localidades da Região Sul.

A instabilidade aumenta muito no Centro do Brasil na segunda-feira à medida que a frente fria avança sobre uma massa de ar muito quente. Chove na segunda em diversos pontos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Alerta-se para o alto risco de chuva forte a intensa em alguns pontos e de tempo severo com vendavais e granizo localizados.

Com uma massa de ar frio avançando pelo interior do continente na retaguarda da frente fria, a atmosfera vai se instabilizar ainda em diversos pontos do Norte do Brasil com chuva estimulada pelo sistema frontal em Rondônia, no Acre, Amazonas, Sul do Pará e parte de Tocantins. Isoladamente, a chuva pode ser forte e com temporais localizados.

O sistema frontal ainda provoca chuva na terça em parte de São Paulo, antes da melhora do tempo na maioria das localidades no decorrer do dia e leva precipitação ao Rio de Janeiro e a vários pontos isolados de Minas Gerais no decorrer do dia. Chove ainda de forma localizada no Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Frente fria trará chuva mais abrangente em meses

A frente fria que atuará no começo da semana que vem deve estimular chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins e o Distrito Federal.

Mapa de chuva do modelo europeu

Mapa com a projeção de chuva para sete dias do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) indica precipitação em grande parte do Brasil e que será favorecida pelo deslocamento da frente fria |METSUL

Com isso, será o episódio de chuva mais abrangente no Brasil em meses, desde o fim do   verão e o começo do outono, com previsão de precipitação para grande parte do país e na maioria dos estados. O evento de instabilidade levará chuva a cidades que não têm precipitação desde abril e maio.

Os maiores volumes de chuva durante a atuação da frente fria devem se dar no Sul do Brasil, especialmente entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná. Muitas cidades da Região Sul devem ter acumulados de 50 mm a 100 mm com marcas isoladamente superiores de 100 mm a 150 mm, mas não são previstos volumes extremos.

Mapa de chuva do modelo europeu

Mapa com a projeção de chuva diária para domingo, segunda, terça e quarta do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) |METSUL

A chuva pode ser forte e localmente volumosa ainda no Sudeste do Brasil com risco de acumulados altos localizados no estado de São Paulo, acompanhando temporais. Deve chover forte ainda em diversos pontos do Centro-Oeste com os maiores volumes no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Tempo severo vai acompanhar a frente

A frente fria trará risco de temporais isolados ao se deslocar em quatro regiões do Brasil: Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Norte. O risco de tempo severo será maior em estados do Centro-Sul do Brasil, quando o sistema encontrará ar muito quente em sua dianteira com marcas de 35ºC a 40ºC horas antes de sua chegada.

Como consequência, a tendência é a formação de muitas nuvens de desenvolvimento vertical (carregadas), quando do avanço e da atuação da frente. A interação da frente com ar quente e a presença de áreas de baixa pressão vai favorecer em número muito alto de raios, em particular no Sul, São Paulo e no Centro-Oeste do Brasil.

Mapa de previsão de raios

Mapa com a projeção de raios para domingo (esquerda) e segunda-feira (direita) com dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) indica que haverá muitos raios no avanço da frente fria | COPERNICUS

No Sul do Brasil, o período de maior risco de temporais isolados com chuva forte, raios, granizo isolado e vendavais localizados será o domingo e o começo da segunda-feira. No Sudeste e no Centro-Oeste, na maioria das localidades, a possibilidade de tempo severo isolado será maior na segunda-feira.

Massa de ar muito quente vai preceder a chegada da frente no fim de semana no Centro-Sul do Brasil. A cidade de São Paulo, por exemplo, pode ter marcas de 33ºC a 35ºC no domingo. No interior paulista, muitas cidades devem anotar entre 35ºC e 40ºC. Forte a intenso calor precederá ainda a frente em parte do Sul do Brasil, especialmente no Paraná, e no Centro-Oeste.

Por isso, essas regiões em que a temperatura estará mais alta são as que apresentam a maior probabilidade de vendavais isolados, que em alguns pontos podem ser fortes a intensos com risco de danos. Temporais com vento ainda podem provocar tempestades de poeira em pontos do Centro do Brasil após semanas ou meses de tempo seco com baixa umidade.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.