Anúncios

A semana começa com instabilidade no Rio Grande do Sul sob uma massa de ar quente e úmido que traz chuva para diversas regiões gaúchas nesta segunda-feira, mas, em geral, com baixos volumes.

METSUL

A imagem do satélite meteorológico GOES-19 da NOAA/NASA do final da manhã de hoje mostra que a maior nebulosidade no Sul do Brasil se concentra justamente no Rio Grande do Sul, acompanhando a instabilidade.

Como a instabilidade não é organizada, as precipitações são irregulares e em alguns locais ocorrem até aberturas, caso de Porto Alegre que tinha a presença do sol no fim da manhã desta segunda-feira com abafamento.

Na madrugada e manhã de hoje, choveu em vários pontos do território gaúcho, como no Oeste, Centro, Campanha, Noroeste e o Norte do estado. Mais a Leste, perto da costa, não houve registro de precipitação.

Dados de estações meteorológicas indicaram até o fim da manhã desta segunda volumes de 45 mm em Dom Pedrito, 27 mm em Quaraí, 26 mm em Pejuçara, 20 mm em Colorado, 18 mm em Não-Me-Toque e Saldanha Marinho, 18 mm em Ijuí, 16 mm em Carazinho e Pontão, 14 mm em Itaqui e Chapada, 13 mm em Santo Antônio do Planalto e Bossoroca, 11 mm em Maçambará e Alegrete, e 10 mm em Cruz Alta, Condor e São Borja.

Nas próximas horas, a instabilidade prossegue no Rio Grande do Sul. Os dados apontam que deve chover em pontos principalmente da Metade Norte, mas precipitação pode afetar setores da Metade Sul ao Norte de Pelotas. No extremo Sul, é improvável que chova.

Com isso, a tendência é de a nebulosidade aumentar nas próximas horas na área de Porto Alegre com possibilidade de chover no final da tarde e na noite de hoje. Também o Litoral Norte pode ter precipitação em parte da região no fim do dia.

Amanhã, a instabilidade se afasta do Rio Grande do Sul e o tempo vai estar firme com sol, nuvens e momentos de maior nebulosidade em algumas áreas na maior parte do estado. Pode ainda chover no começo do dia em setores do Nordeste gaúcho, entre a Região Metropolitana, Serra e o Litoral Norte, mas depois o tempo melhora.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.