Uma onda de calor assola neste momento estados do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e o Nordeste do Brasil com máximas próximas e acima dos 40ºC e que devem se elevar ainda mais no final desta semana pelos prognósticos da nossa equipe na MetSul Meteorologia.
Onda de calor assola vários estados | SUAMY BEYDOUN/AGIF/AFP/METSUL
Ontem, máximas perto e acima de 40ºC foram observadas em estações do Instituto Nacional de Meteorologia em dez estados: no Mato Grosso do Sul (38,8ºC em Coxim); Mato Grosso (41ºC em Cuiabá); Goiás (40,7ºC em São Miguel do Araguaia); Minas Gerais (38,6ºC em Espinosa e Nova Porteirinha; Bahia (40,9ºC em Ibotirama); Tocantins (41,6ºC em Pedro Afonso); Piauí (40,7ºC em Castelo do Piauí); Maranhão (40,3ºC em Carolina); Ceará (38,7ºC em Crateus); e Pará (40,0ºC em Santa Maria das Barreiras).
Como a MetSul Meteorologia vem alertando, o calor vai aumentar agora no final desta semana e vai prosseguir durante os próximos dias no Brasil Central, especialmente no Centro-Oeste, com máximas que vão ficar perto e acima de 40ºC em grande número de cidades.
Isso porque a bolha de calor que atualmente cobre a porção central do Brasil tende a se intensificar sob ar muito seco e valores de umidade relativa do ar típicos de deserto, que caem a marcas abaixo de 10% durante a tarde em muitas localidades de diversos estados brasileiros.
De acordo com a avaliação da MetSul, o calor será mais extremo hoje e nos próximos dias nos estados de Tocantins, Maranhão, Piauí, Pará (Sudoeste), Bahia (Oeste), Mato Grosso, Goiás e Tocantins.
Uma área entre o Norte do Mato Grosso do Sul, o Mato Grosso, Goiás, Tocantins, e o Sul do Maranhão e do Piauí, em especial, deverá ter máximas extremamente altas com calor excessivo no período. No fim de semana, o centro da bolha de calor move-se mais para Oeste, o que intensificará o calor no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Sob este cenário, as marcas mais extremas de temperatura de 41ºC a 43ºC devem se dar em municípios de Tocantins (Pedro Afonso, Lagoa da Confusão e outros), de Goiás (São Migue do Araguaia, Iporá, Jataí e etc.), Mato Grosso (grande parte do estado) e no Mato Grosso do Sul (Corumbá, Porto Murtinho, Coxim, Nhumirim e outras).
Assim, as capitais estaduais que mais devem sofrer com o calor devem ser Palmas (TO), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). Em Cuiabá, as marcas devem seguir acima de 40ºC até segunda-feira e o sábado pode ser o dia mais quente com máximas ao redor de 42ºC a 43ºC.
São Paulo, a maior cidade do Brasil, por ora escapa do calor excessivo e deve ter marcas muito altas somente ao redor do dia 20 deste mês. Uma massa de ar frio costeira garante temperatura agradável nos próximos dias na capital paulista. No interior de São Paulo, no entanto, em localidades do Oeste, Noroeste e o Norte paulista vai seguir fazendo muito calor com máximas ao redor e acima de 35ºC.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.