Calor excessivo a extremo atinge neste momento uma grande parte do Brasil com marcas que nesta quarta-feira chegaram perto de 42ºC e que vai prosseguir no restante da semana em vários estados.
METSUL
De acordo com levantamento da MetSul Meteorologia, a partir de dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas nesta quarta-feira ficaram perto e acima dos 40ºC em dez estados, no Centro-Oeste, no Sudeste e no Nordeste do Brasil.
No Centro-Oeste, o calor foi excessivo no Mato Grosso do Sul (38,8ºC em Coxim); Mato Grosso (41,0ºC em Cuiabá); e em Goiás (40,7ºC em São Miguel do Araguaia). Já no Sudeste, a maior temperatura ocorreu em Minas Gerais com 38,6ºC em Espinosa e Nova Porteirinha.
Marcas acima de 40ºC foram observadas em seis estados do Norte e do Nordeste do Brasil na tarde desta quarta-feira: Bahia (40,9ºC em Ibotirama); Tocantins (41,6ºC em Pedro Afonso); Piauí (40,7ºC em Castelo do Piauí); Maranhão (40,3ºC em Carolina); Ceará (38,7ºC em Crateus); e Pará (40,0ºC em Santa Maria das Barreiras).
Mesmo estados que não se aproximaram de 40ºC tiveram muito calor nesta quarta-feira. A temperatura no interior de São Paulo chegou a 37,0ºC em Valparaíso e em São Luiz do Paraitinga. Rondônia foi a 36,5ºC em Cacoal.
A região do Brasil em que a maioria das localidades está escapando do calor é o Sul. Só áreas mais ao Norte do Paraná tiveram hoje altas temperaturas com registro de 34,3ºC no município de Diamante do Norte.
Ar muito seco favorece calor excessivo
Como é comum nesta época do ano, no final da estação seca, os índices de umidade do ar são muito baixos na porção central do Brasil, em particular entre o Centro-Oeste, áreas não costeiras do Sudeste e o interior do Nordeste.
METSUL
A atmosfera muito seca, que persistirá nesta segunda metade da semana, vai favorecer a manutenção das temperaturas excessivamente altas e até extremas em alguns estados.
Hoje, conforme a rede oficial, a umidade caiu a valores entre 7% e 10% durante a tarde em estações do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Tocantins e Maranhão.
Calor vai aumentar
A MetSul Meteorologia alerta que o calor vai aumentar nesta segunda metade da semana no Brasil Central, especialmente no Centro-Oeste, com máximas que vão ficar perto e acima de 40ºC em muitas cidades do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Marcas extremas de calor podem ocorrer em cidades do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com alguns pontos podendo atingir 42ºC a 43ºC. O calor aumenta nesta quinta e se intensificará ainda mais na sexta e no fim de semana.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.