A chuva prossegue no Rio Grande do Sul nas próximas horas e vai avançar para várias regiões de Santa Catarina e o Paraná com o deslocamento da frente fria para o Norte, de acordo a previsão da MetSul Meteorologia. A frente fria mexe com o tempo ainda no Mato Grosso do Sul.
Frente fria trará chuva, raios e risco de temporais no Paraná | ASSAF SAAB DE SOUZA/ARQUIVO
Os dados de estações do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) indicaram até o começo da noite desta segunda-feira volumes de 55 mm em Rosário do Sul, 49 mm em Bagé e Porto Lucena, 47 mm em Uruguaiana, 45 mm em São Gabriel, 44 mm em Piratini, 43 mm em Manoel Viana, 42 mm em Campina das Missões, e 41 mm em Livramento e Alegrete.
Já estações automáticas particulares e da Secretária da Agricultura mostraram volumes até o começo da noite de hoje de 69 mm em Itaqui, 61 mm em Uruguaiana, 59 mm em Pinheiro Machado, 53 mm em Candiota e Maçambará, 51 mm em Hulha Negra, 50 mm em São Borja e Lavras do Sul, 48 mm em Tupanciretã, 43 mm em São Luiz Gonzaga e 40 mm em Santo Antônio das Missões.
Em Porto Alegre, a chuva acumulava de 10 mm a 15 mm do Sul ao Norte da cidade até o início da noite desta segunda. Na área metropolitana, os volumes eram semelhantes com marcas, em geral, também variando de 10 mm a 15 mm.
Os acumulados de chuva, entretanto, não são definitivos e em várias cidades poderão aumentar ainda bastante até a manhã desta terça-feira pelo deslocamento da frente fria para Norte que deverá trazer chuva por vezes moderada a forte.
Entre as regiões em que deve chover mais no final desta segunda e na primeira metade da terça estão o Noroeste, os vales, o Planalto Médio, o Médio e Alto Uruguai, a Serra, Porto Alegre e região metropolitana, e o Litoral Norte.
A frente fria avança entre a madrugada e a manhã desta terça por todo o estado de Santa Catarina e a maior parte do Paraná, levando chuva aos dois estados e que em alguns pontos poderá ser de forte intensidade em alguns momentos.
Adverte-se para o risco de alguns temporais isolados nos dois estados, especialmente no Paraná, com possibilidade de queda isolada de granizo e vendavais de caráter localizado. O Paraná teve muito calo nesta segunda com vento Norte, agravando o risco de tempo severo na chegada da frente nesta terça.
Tempestades isoladas ainda podem se dar nesta terça-feira no Mato Grosso do Sul, onde a chegada da frente fria encontrará ar quente com possibilidade de chuva forte com vendavais isolados. Mesmo o Oeste do estado de São Paulo tem risco de vendavais, embora a frente perca força ao avançar para o território paulista.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.