Anúncios

Dois episódios de chuva vão atingir o Rio Grande do Sul até o começo da semana que vem e os dois eventos de instabilidade vão deixar volumes altos de precipitação em áreas do Sul do Brasil, especialmente no estado gaúcho, assim como a MetSul Meteorologia vem alertando.

O primeiro episódio de instabilidade já está andamento com registro de chuva desde o domingo no Oeste gaúcho. Hoje, em dia de muitas nuvens, ocorre precipitação fraca em diferentes pontos do estado e com maiores volumes em setores do Oeste e do Sul.

O tempo segue instável amanhã e a instabilidade começa a se reforçar no estado, uma vez que frente fria se organiza entre a madrugada e de manhã no Oeste e no Sul do estado com chuva, trovoadas e baixo risco de temporais isolados, sobretudo de granizo. A instabilidade afeta ainda pontos do Centro e do Leste do estado.

Na quinta-feira, por sua vez, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, impulsionada por massa de ar frio, e leva chuva a todas as regiões, exceto áreas da fronteira com o Uruguai.

No decorrer do dia, com a frente na Metade Norte, o tempo melhora e abre no Oeste e no Sul. Ao se deslocar pelo estado, o sistema frontal pode provocar chuva localmente forte com trovoadas e alguns temporais isolados.

Já na sexta-feira, o sol aparece com nuvens em grande parte do estado, mas ainda pode chover em cidades mais ao Norte e ao Nordeste do estado gaúcho, especialmente no Alto Uruguai, Serra, Campos de Cima da Serra e Litoral Norte.

No final do sábado, tem início o segundo episódio de instabilidade com chuva mais ao Norte do Rio Grande do Sul. Entre domingo e a segunda-feira, mas, especialmente na segunda, a instabilidade toma conta de novo do território gaúcho e com risco de chuva localmente forte.

Veja as últimas projeções de chuva

Confira a seguir os mapas com as últimas projeções de chuva, atualizadas no começo desta terça-feira, com dados de precipitação acumulada em sete dias dos modelos alemão Icon, canadense CMC, do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) e ainda do Met Office do Reino Unido.

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

Como se observa nos mapas, a probabilidade maior de chuva volumosa se concentra no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul assim como em parte do Centro gaúcho com marcas de 100 mm a 150 mm nos próximos sete dias em diversos municípios, mas possibilidade de acumulados perto e acima de 200 mm em algumas localidades, ou seja, mais do que a média do mês inteiro em uma semana.

Todos os mapas de chuva acima podem ser consultados a qualquer hora por você em nossa seção de mapas, bastando clicar aqui para assinar e ter acesso aos produtos, que são excelentes para atividades na agricultura e planejamento.  

Apesar de a tendência de Santa Catarina e o Paraná também terem chuva, os dados não indicam volumes tão altos quanto no Rio Grande do Sul, embora não se afaste que em alguns pontos dos dois estados possa chover com acumulados altos.

Chuva em Porto Alegre

Embora não se afaste precipitação leve e passageira isolada hoje na região de Porto Alegre, a possibilidade de chover aumenta na capital nesta quarta. A quinta-feira, porém, deve ser o dia com mais chuva na cidade, quando a precipitação por vezes poderá ser moderada a forte.

Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam uma segunda rodada de chuva para Porto Alegre na segunda-feira, novamente com risco de precipitação por vezes moderada a forte, depois  de uma trégua na sexta e durante o fim de semana.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.