Anúncios

A chuva no Brasil nos próximos dez dias terá os maiores volumes de chuva nas regiões Sul e Norte do país, onde os acumulados podem passar dos 100 mm em alguns pontos, de acordo com projeções de modelos numéricos.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para dez dias do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que está disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.

A Região Norte deixou o período chuvoso do ano, que se denomina de inverno amazônico, o período do calendário em que há uma maior concentração das chuvas que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano.

Com isso, a região está sob o chamado verão amazônico que traz uma forte redução das precipitações e tempo mais seco principalmente em áreas mais ao Sul da região da Amazônia Legal.

Ocorre que, a despeito do verão amazônico, tem chovido mais do que o normal em muitas áreas, em particular em Roraima e partes do Amazonas. Nos próximos dez dias, as precipitações podem ser volumosas para esta época do ano no Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima.

Na Região Nordeste, grande parte da precipitação se concentra perto da costa. Mais para o interior, a chuva é muito irregular. Volumes altos podem ocorrer no período no litoral em pontos principalmente da Bahia.

No Centro-Oeste, a maior parte dos próximos dez dias deve ter tempo seco, entretanto áreas de instabilidade associadas podem trazer chuva localizada para vários pontos do Mato Grosso do Sul e partes do Mato Grosso e até do Sul de Goiás.

Na Região Sudeste, chuva muito irregular nos próximos dez dias e não chega a chover em algumas áreas. A instabilidade aumenta inicialmente e pode chover em diferentes pontos de São Paulo, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e em vários locais de Minas Gerais agora no fim do mês.

Finalmente, na Região Sul, a tendência é de a chuva nos três estados da região e com volumes altos que podem até atingir ou passar de 100 mm em algumas localidades, em especial do Rio Grande do Sul.

A instabilidade no Sul deve ser maior na primeira semana de setembro, com a formação de um ciclone na Argentina e fluxo de umidade de uma alta pressão no oceano, uma vez que até o fim de agosto deve chover pouco ou nada na maioria das localidades dos três estados da região.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.