Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, deve chover com maiores volumes no Rio Grande do Sul, onde em algumas regiões devem ser esperados altos volumes.
METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso a muitos mapas de chuva).
Na Região Norte, os volumes de chuva devem ser menores que nas últimas semanas. O estado do Amazonas deve seguir com os maiores acumulados de precipitação na região.
Na Região Nordeste, os maiores acumulados de chuva se darão outra vez na costa com risco de chuva por vezes na forma de pancadas em alguns pontos enquanto no interior da região o tempo seco vai predominar.
No Centro-Oeste, a semana não terá chuva e o tempo seco predomina na maior parte das áreas sob efeito do ar seco, mas instabilidade associada a um ciclone pode provocar chuva em pontos do Mato Grosso do Sul e o Oeste do Mato Grosso.
Na Região Sudeste, o cenário é praticamente idêntico. Não chove nesta semana em quase todo o Sudeste do Brasil. Espera-se instabilidade de forma isolada e mais perto da costa assim como no Oeste paulista.
No Sul do Brasil, a semana terá chuva nos três estados. Os maiores volumes devem se dar no Oeste e no Sul gaúcho. Primeiro, a formação de um ciclone traz instabilidade nesta primeira metade da semana. No final da semana, outro episódio de instabilidade vai provocar chuva localmente forte e volumosa.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.